A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) iniciou, nesta semana, três novos cursos profissionalizantes para detentos dos Centros de Detenção Provisória de Manaus 1 e 2 (CDPM 1 e 2), localizados no Km 08 da BR-174 (Manaus-Boa Vista). As capacitações são ofertadas em parceria com a empresa terceirizada New Life Gestão Prisional. Cerca de 120 apenados da carceragem comum estão sendo alcançados com a iniciativa.
Os cursos são de Hidráulica, Pintura Predial e Serigrafia, cada um contabilizando uma carga horária de 40 horas. No CDPM 1, estão participando internos alocados nos pavilhões 4, 5 e 6. No CDPM 2, reeducandos do pavilhão 2, 4 e 6. A seleção dos participantes foi feita pela equipe operacional das unidades, que priorizou aqueles com bom comportamento. Foram escolhidos de um a três presos de cada cela dos pavilhões citados.
Os internos do CDPM 1 têm aulas pela manhã, das 8h ao meio-dia, enquanto os do CDPM 2, no período da tarde, das 13h às 17h. As aulas, divididas em teóricas e práticas, terão duração de 10 dias. Após o término dos cursos, os reeducandos poderão realizar serviços nas unidades prisionais sempre que solicitados ou até mesmo passar a integrar futuramente o programa de ressocialização da Seap, Trabalhando a Liberdade.
O diretor do CDPM 1, Dillaney Silva, destacou o papel da formação para a ressocialização dos reeducandos. “O objetivo principal é fornecer a esses internos matriculados a oportunidade de remir suas penas, assim como capacitá-los para terem uma profissão quando retornar ao convívio da sociedade”, afirmou.
Remição de pena – Os reeducandos que estão participando dos cursos recebem remição de um dia da pena a cada 12 horas de estudo. Quando executarem serviços nas áreas que obtiveram conhecimentos, diminuirão um dia da pena a cada três dias trabalhados, conforme prevê a Lei de Execução Penal (LEP).