Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura de Manaus começa a vacinar gestantes e puérperas sem comorbidades

As gestantes e puérperas que não têm comorbidades começaram a ser vacinadas contra a Covid-19, pela Prefeitura de Manaus, nesta quinta-feira, 27/5. Até as 16h deste primeiro dia, mais de mil grávidas e 400 puérperas sem condições de saúde preexistentes já haviam recebido a primeira dose de imunizante.

Para facilitar o acesso a esse público, estimado em aproximadamente 30 mil mulheres, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) definiu três pontos de vacinação abrangendo as zonas Norte, Leste e Oeste da cidade. No último dia 10, a Semsa começou a vacinar grávidas e puérperas com comorbidades.

A titular da Semsa acompanhou o início da vacinação desse grupo. No Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona Norte, Shádia Fraxe orientou as gestantes e puérperas a tomarem a vacina. “Não precisa ter medo da vacina. É importante deixar claro que a vacina é a única arma segura contra esse vírus. As reações são leves e podem ocorrer com qualquer outra vacina, e nem sempre acontecem. Eu faço um apelo para que todas as gestantes e puérperas, com ou sem comorbidades, procurem nossos postos para se vacinar, porque é uma arma segura”, orientou.

Para receber a vacina, a gestante deverá apresentar documentos que comprovem a gravidez, podendo ser exame de sangue, ultrassonografia ou caderneta da gestante, o mesmo valendo para as puérperas.

Mãe de três filhos, a dona de casa Ingrid Beatriz Braga de Andrade, de 25 anos, não tem comorbidade e teve a caçula há 36 dias. Ela agradeceu a oportunidade de ser vacinada. “Eu estou aqui porque fui agraciada por Deus. Eu fiquei preocupada porque ainda não havia tomado a vacina. Minha sobrinha, quando viu a notícia de que iam começar a vacinação, me avisou”, contou.

Documentos aceitos para vacinação de gestantes e puérperas:

– Exame de sangue

– Ultrassonografia

– Caderneta da gestante

Locais de vacinação de gestantes e puérperas:

– Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, rua Gandu, 119, Cidade Nova, zona Norte

– Clube do Trabalhador, do Sesi, avenida André Araújo, Aleixo, zona Leste

– Balneário do Sesc-AM, avenida Constantinopla, conjunto Campos Elíseos, Planalto, zona Oeste

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura alerta sobre vídeo que contém falso relato de contribuinte do IPTU

Redação Am

Modernização da iluminação pública avança para vilas, becos e praças da capital

Redação Am

Atletas do programa ‘Manaus Olímpica’ ganham mais 11 medalhas no Brasileiro de Jiu-Jítsu, em SP

Redação Am