Portal Uno Midias
Saude

Vacinação contra a gripe: 44% do grupo prioritário ainda não se imunizou em MG

As unidades do SUS continuam a campanha de vacinação contra a gripe em todo o estado de Minas Gerais. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina salva vidas e previne milhões de casos graves e óbitos pela infecção causada pelo vírus da influenza. 

A mobilização dos municípios mineiros pela Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, iniciada em março, já contabilizou mais de 4,7 milhões de doses aplicadas. Até o momento, 47% do grupo prioritário da ação – composto por 8,8 milhões de pessoas – receberam a dose da vacina no estado. Os dados são do painel de imunizações do Ministério da Saúde

A meta das autoridades de saúde é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários — como gestantes, idosos, crianças e povos indígenas. Mas, por conta da disponibilidade de doses, o Ministério autorizou, no começo de maio, a ampliação da imunização para todas as pessoas acima dos seis meses de idade. 

A decisão aconteceu por conta da disponibilidade de doses da vacina e pelo momento epidemiológico. Segundo o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti, a medida busca garantir uma maior cobertura vacinal e, consequentemente, uma redução nas complicações e internações causadas pela gripe. 

“Então, se há disponibilidade da vacina e o vírus da influenza – da gripe – está circulando, nós devemos ampliar o acesso das pessoas para que elas se vacinem, diminuam seu risco de adoecimento de formas graves da doença e diminuam a circulação do vírus na comunidade.”

O Ministério da Saúde ressalta que a vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para evitar surtos e garantir a saúde da população durante as estações do outono e inverno.

O subsecretário de Vigilância em Saúde de Minas Gerais, Eduardo Prosdocimi, convida a população mineira a comparecer aos postos de vacinação.

“A vacina da influenza está disponível nos postos de saúde e a gente chama a população para que tome a vacina e que com isso a gente tenha um período sazonal com menor número de internações, menor número de casos graves que a vacina certamente contribui para um cenário melhor.”

Patos de Minas, no Alto Paranaíba, registra uma cobertura vacinal acima da média estadual. O município vacinou, até o momento, mais de 50% de pessoas do grupo prioritário. Ao todo, foram aplicadas mais de 41 mil doses da vacina trivalente.

Como estratégia para aumentar as taxas de vacinação, a prefeitura investe na divulgação das datas, dos locais, dos grupos a serem atendidos com prioridade, com mensagens de reforço à importância de todos se vacinarem. 

A tática funcionou para a psicóloga Nathalia Mota, de 35 anos, que mora no bairro Aurélio Caixeta. 

“Não sou de nenhum grupo de risco, mas convivo com pessoas que são — e acredito que esse seja um fator que ressalta ainda mais a importância da imunização.”

Faça parte do Movimento Nacional Pela Vacinação e diga sim para a vacina contra a gripe. Procure uma Unidade Básica de Saúde com a Caderneta de Vacinação ou documento com foto.

Para mais informações, acesse: www.gov.br/vacinacao.

VSR: Fiocruz alerta para o aumento nas internações por infecções respiratórias

Casos de SRAG registram aumento contínuo no Brasil; alerta Fiocruz

Brasil registra sinalização de queda no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Pixel Brasil 61

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Hospital Delphina Aziz registra mais de 500 elogios referentes ao atendimento assistencial

Redação Am

Prefeitura capacita profissionais da saúde para atendimento a pessoas com hipertensão em Manaus

João Alves

Dia do Psicólogo: profissionais da SES-AM realizam atendimento remoto para a população

Redação Am