Portal Uno Midias
Governo do Amazonas

Sustentabilidade no manejo de solos da Amazônia Ocidental será tema de Simpósio, em Humaitá

 Evento recebe fomento do Governo do Amazonas, por meio da Fapeam

A quarta edição do Simpósio de Ciência do Solo da Amazônia Ocidental ocorrerá de 25 a 28 de abril, no município de Humaitá (distante 590 quilômetros de Manaus). Com o tema “Funcionalidades e sustentabilidade no manejo de solos da Amazônia Ocidental”, o evento conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). 

As inscrições para o Simpósio são gratuitas e seguem abertas até o dia 25 de abril, por meio do link https://www.solosaam.com/. O prazo para submissão de resumos encerra no dia 18 de abril. Podem participar pesquisadores, estudantes e comunidade em geral. O evento nacional abrange os estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia. 

Ciclo de palestras, minicursos e excursão técnica são algumas das atividades que serão realizadas durante os quatro dias de evento no município.  A iniciativa visa possibilitar a participação, integração, treinamento de estudantes, profissionais e professores aos temas relativos à ciência do solo (Física do Solo, Gênese e Morfologia, Fertilidade do Solo, Conservação do Solo e Educação em Solos) na Amazônia Ocidental (Amazonas e Roraima). 

Segundo o coordenador do evento, o doutor em Agronomia, Douglas Marcelo Pinheiro, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Simpósio busca contribuir para a utilização de alternativas viáveis e tecnologias adequadas à realidade ambiental e econômica da região, assim como também visa proporcionar a divulgação de trabalhos de pesquisa e de extensão realizados por pesquisadores, professores e estudantes. 

“O evento na sua quarta edição busca a interação dos solos da Amazônia Ocidental em suas diferentes perspectivas. Contando com um número maior de pesquisadores, palestrantes para execução das atividades presenciais, para a transferência e difusão do conhecimento relacionado a produção agrícola e a educação em solos no contexto Amazônico”, disse.  

O Simpósio também visa criar um espaço de divulgação de resultados de pesquisas sobre a Ciência do Solo no âmbito de abrangência do Núcleo Regional de Ciência do Solo da Amazônia Ocidental, ligado a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. 

Para o coordenador do evento, a Fapeam tem papel fundamental na realização de atividades de popularização da ciência no estado, e que o Simpósio irá possibilitar a troca de conhecimento e o fortalecimento na divulgação científica das atividades desenvolvidas no sul do Estado do Amazonas 

“Há carência de atividades deste nível, assim, a realização deste evento periódico oferece oportunidade de além da divulgação de conhecimentos proporcionar a atualização e capacitação de profissionais relacionados à atividade agrícola”, comentou o coordenador. 

Apoio  Fapeam 

O Simpósio recebe fomento via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), Edital Nº 002/2022, Chamada II, para apoiar a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à ciência, tecnologia e inovação, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico. 

O evento é promovido pelo Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Ufam, campus Humaitá, e tem apoio também da Sociedade Brasileira de Ciência – Núcleo Regional Amazônia Ocidental.


FOTOS: Divulgação/Fapeam

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Amazonas já convocou 5,8 mil profissionais aprovados em concurso público para atuar na Secretaria de Educação

Redação Am

FEI participa de posse da nova diretoria da Organização de Lideranças Indígenas do Careiro da Várzea

Redação Am

Governo do Amazonas, por meio do Cetam, abre 950 vagas para cursos técnicos em EaD

Redação Am