Portal Uno Midias
Amazonas

‘SUS é para Todes’: Amazonas celebra primeira Política de Saúde Integral LGBTI+

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realiza, nesta quarta-feira (02/06), o ato simbólico de assinatura da portaria que institui a Política Estadual de Saúde Integral LGBTI+. O Amazonas é o primeiro estado da região Norte e o quinto no Brasil a ter uma política de saúde voltada à população LGBTI+.

A política foi construída pelo Comitê Técnico Institucional em Saúde Integral LGBTI+, em uma cooperação de membros da SES-AM, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa-Manaus), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e diversos grupos da sociedade civil.

De acordo com a coordenadora Estadual de Saúde LGBTQI+, Vívian Marangoni, com a nova política de saúde pública, o Governo do Estado firma o compromisso de melhorar a oferta de cuidados em saúde para a população LGBTI+.

“O objetivo da política é promover a saúde integral da população LGBTI+, eliminando a discriminação e o preconceito institucional e contribuindo para a redução das desigualdades e para consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) como sistema universal, integral e equânime”, explicou.

Evento on-line – Para dar ainda mais visibilidade para a Política Estadual de Saúde Integral LGBTI+ do Amazonas, instituída por meio da Portaria nº 239, de 11 de maio de 2021, a SES-AM realiza o evento on-line “SUS é para Todes”, em alusão ao Mês do Orgulho LGBTI+, também nesta quarta-feira, a partir das 17h.

Durante uma hora e meia, cinco artistas LGBTI+ do Amazonas irão apresentar seus trabalhos no meio musical. São eles: Bel Martine, KSMusic, Lviza e os DJs Felipe e Naty Veiga. Entre cada apresentação, seis profissionais de saúde prestarão informações sobre a política e serviços de saúde direcionados ao público LGBTI+.

O evento, organizado pela SES-AM, é uma parceria entre Instituições do Comitê Técnico Interinstitucional de Saúde Integral LGBTI+, Semsa Manaus, UEA, Ufam, Fiocruz, Coletivo Miga sua Loca!, União Nacional LGBT/AM, Difusão Amazonas, Associação Manifesta LGBT+,  Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Amazonas (Assotram), Coletivo O Gênero, Toy Badé, Fórum LGBT, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Secretaria de Comunicação Social (Secom).

A live “SUS é para Todes” será transmitida por meio dos canais oficiais do Governo do Estado no Facebook e YouTube.

FOTO: Islânia Lima/Policlínica Codajás; Rodrigo Santos/SES-AM; e Divulgação/SES-AM

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Detran Amazonas autuou mais de 200 motoristas durante operação ‘Lei Seca’ no feriado da Páscoa

Redação Am

Em Brasília, Wilson Lima participa de reunião com governadores dos 26 estados e Distrito Federal

Redação Am

Rede de Observatórios Turísticos e Observatur/UEA promovem pesquisa para avaliação de serviços turísticos

Redação Am