A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realiza, nesta quarta-feira (02/06), o ato simbólico de assinatura da portaria que institui a Política Estadual de Saúde Integral LGBTI+. O Amazonas é o primeiro estado da região Norte e o quinto no Brasil a ter uma política de saúde voltada à população LGBTI+.
A política foi construída pelo Comitê Técnico Institucional em Saúde Integral LGBTI+, em uma cooperação de membros da SES-AM, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa-Manaus), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e diversos grupos da sociedade civil.
De acordo com a coordenadora Estadual de Saúde LGBTQI+, Vívian Marangoni, com a nova política de saúde pública, o Governo do Estado firma o compromisso de melhorar a oferta de cuidados em saúde para a população LGBTI+.
“O objetivo da política é promover a saúde integral da população LGBTI+, eliminando a discriminação e o preconceito institucional e contribuindo para a redução das desigualdades e para consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) como sistema universal, integral e equânime”, explicou.
Evento on-line – Para dar ainda mais visibilidade para a Política Estadual de Saúde Integral LGBTI+ do Amazonas, instituída por meio da Portaria nº 239, de 11 de maio de 2021, a SES-AM realiza o evento on-line “SUS é para Todes”, em alusão ao Mês do Orgulho LGBTI+, também nesta quarta-feira, a partir das 17h.
Durante uma hora e meia, cinco artistas LGBTI+ do Amazonas irão apresentar seus trabalhos no meio musical. São eles: Bel Martine, KSMusic, Lviza e os DJs Felipe e Naty Veiga. Entre cada apresentação, seis profissionais de saúde prestarão informações sobre a política e serviços de saúde direcionados ao público LGBTI+.
O evento, organizado pela SES-AM, é uma parceria entre Instituições do Comitê Técnico Interinstitucional de Saúde Integral LGBTI+, Semsa Manaus, UEA, Ufam, Fiocruz, Coletivo Miga sua Loca!, União Nacional LGBT/AM, Difusão Amazonas, Associação Manifesta LGBT+, Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Amazonas (Assotram), Coletivo O Gênero, Toy Badé, Fórum LGBT, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Secretaria de Comunicação Social (Secom).
A live “SUS é para Todes” será transmitida por meio dos canais oficiais do Governo do Estado no Facebook e YouTube.
FOTO: Islânia Lima/Policlínica Codajás; Rodrigo Santos/SES-AM; e Divulgação/SES-AM