Cidadania

Sejusc retorna com Intervenção Assistida por Animais para pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Para melhorar o desenvolvimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em parceria com o projeto Pet Terapia Amigo Fiel, retoma nesta semana a Intervenção Assistida por Animais (IAA). Os atendimentos ocorrem às terças e quintas-feiras, das 15h às 16h, na Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD), no bairro Adrianópolis, zona centro-sul.

A modalidade incorpora animais na saúde, na educação e no âmbito social de pessoas com autismo. Uma das intervenções feitas na Sejusc é a Educação Assistida por Animais (EAA), que tem como objetivo promover atenção e interação do autista. Além disso, auxilia no desenvolvimento cognitivo, promove contato visual e toque.

Para o secretário titular da Sejusc, Emerson Lima, oferecer a EAA é importante para o progresso das crianças e adolescentes com TEA.

“Um dos deveres do Governo do Estado é proporcionar o melhor desenvolvimento para aqueles que são assistidos pela pasta. A Intervenção Assistida por Animais é um modo de ajudar nossos jovens com TEA a ter progresso tanto físico quanto intelectual”, disse.

A coordenadora do projeto Pet Terapia Amigo Fiel, Rosemary Brito, ressalta que as atividades desenvolvidas no projeto motivam a participação.

“O cão é o motivador, faz a pessoa querer participar da atividade e que ela se sinta mais segura e motivada. O animal é treinado e selecionado para ajudar e se torna mediador, facilitando a realização das atividades e aumentando as possibilidades de aprendizado”, afirmou ela.

Relato – Participando pela primeira vez, Graça Ferreira, mãe de Victor Hugo, de 16 anos, conta o que espera para o filho com a terapia.

“Ele tem muito medo de animais, então é difícil andarmos na rua. Estou ansiosa para ver como vai ser a reação dele à terapia, e tenho certeza de que será muito bom para ele. Quando me ligaram para vir fiquei muito feliz, era o que precisávamos, já que é muito difícil conseguir terapia para adolescentes”, contou ela.

Benefícios – O cão promove uma afeição natural e respostas positivas ao toque, tornando-se mais atrativo e convidativo para a participação e aceitação da pessoa às atividades da IAA.

Inscrição – Para participar da IAA, é necessário comprovar o TEA, ter idade entre 4 e 18 anos e solicitar o serviço por meio do número (92) 98484-2072 ou realizar a inscrição na Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD), localizada na rua Salvador, 456, Adrianópolis, zona centro-sul. Atualmente as turmas estão completas, por isso os novos inscritos vão entrar em uma lista de espera.

FOTOS: Carolina Fonseca/Sejusc

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

UEA realiza Fórum do Observatório da Cidadania e Relações de Poder

Redação Am

Procon-AM autua agência bancária no Educandos por descumprimento da Lei das Filas

Redação

Cras da zona Leste realiza ação de sensibilização alusiva ao ‘Maio Laranja’ no shopping Phelippe Daou

Redação
Sair da versão mobile