Portal Uno Midias
Amazonas

Seap encerra a Campanha do Maio Amarelo com público do semiaberto

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Coordenadoria de Saúde do Sistema Prisional do Amazonas (CSSPAM), encerrou as ações de saúde referentes à Campanha do Maio Amarelo, do Ministério da Saúde (MS), com apenados do semiaberto e servidores do Centro de Operações e Controle (COC), nesta segunda-feira (31/05).

A campanha sinaliza para o “Uso Racional de Medicamentos”, como cuidados ao adquirir, utilizar, guardar e jogar fora os medicamentos, e os riscos da automedicação. “A automedicação interfere nos tratamentos de uso contínuo. Além de agravar doenças preexistentes pode também gerar outros problemas de saúde”, disse a farmacêutica da cogestora New Life, Ana Cláudia Lima, durante palestra aos monitorados.

Além da palestra sobre o devido uso dos remédios, também houve outra referente ao Dia Mundial da Hipertensão (17 de maio). A nutricionista da New Life, Lucília dos Anjos, falou a respeito da alimentação saudável e sobre o uso excessivo de gorduras e sódio na dieta. Participaram das ações cerca de 30 pessoas, entre servidores e apenados que compareceram ao COC.

A coordenadora de saúde da Seap, Alyne Botelho, resume a relevância da programação. “A hipertensão é um problema de saúde pública, e o tratamento adequado é de suma importância para a melhoria da qualidade de vida. Saber a forma adequada de se alimentar e de utilizar o medicamento é crucial para o sucesso do tratamento, daí a importância do uso racional de medicamentos”.

Da manhã até as 14h, foram realizadas no local ações como cálculo do IMC (pesagem e altura); aferição de pressão arterial; aferição de temperatura; e aferição da saturação de oxigênio no sangue (oximetria). Todos os participantes ganharam camisas do Maio Amarelo, doadas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Durante todo o mês de maio, foram realizadas ações de saúde sobre o tema nas unidades prisionais da capital.

FOTOS: Divulgação/Seap

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

No Amazonas, 13 municípios já vacinam população com 18 anos de idade ou mais

Redação Am

Amazonas Cultura em Rede abre inscrições para projetos artísticos

Redação Am

Deputado João Luiz acompanha entrega de materiais ao SPA da Redenção obtidos, por meio de emenda parlamentar

Jamil Maciel