Portal Uno Midias
Saude

Seap e UEA realizam treinamento técnico a colaboradores do sistema prisional para aperfeiçoar atendimentos de teleconsultas

Profissionais de saúde e de tecnologia em informação que atuam no sistema prisional do Amazonas receberam, nesta segunda-feira (06/12), um treinamento voltado à telemedicina, ofertado por meio da parceria da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A medida tem o objetivo de trazer melhorias nos atendimentos realizados no âmbito prisional via plataforma virtual do Núcleo de Telessaúde da instituição de ensino.

Ao todo, 14 profissionais participaram da ação, realizada na Escola Superior de Ciências da Saúde da UEA (ESA/UEA), localizada na Av. Carvalho Leal, 1777, Cachoeirinha, zona sul. A turma foi composta unicamente por aqueles que ainda não haviam recebido o treinamento dentro das penitenciárias.

O treinamento foi conduzido pelos técnicos do Telessaúde do Amazonas, Evelyn Fernandes e Gerildo Thomé, que apresentaram aos colaboradores a maneira correta de utilizar a plataforma para se comunicar com os médicos especialistas e também como ter acesso às web palestras que abordam temas ligados à assistência em saúde para atualização e educação continuada.

O Telessaúde é um programa que viabiliza ao profissional de saúde do sistema prisional uma grande acessibilidade no esclarecimento de dúvidas e discussão de casos clínicos de internos com profissionais especialistas nas mais diversas áreas médicas, de enfermagem, odontológicas, nutrição, fisioterapia, etc.

Segundo a Coordenadora de Saúde da Seap, Carolina da Motta, o treinamento veio para somar. “Através da capacitação desses colaboradores espera-se diminuir a necessidade de encaminhamento dos privados de liberdade para realização de atendimentos externos, proporcionando mais autonomia e uma resolutividade maior de questões pertinentes à saúde dentro das próprias UBS [Unidades Básicas de Saúde] do sistema prisional, bem como auxiliar na oferta de uma assistência mais integral e de maior qualidade a esses internos”, destacou.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Lipedema: mais de 10 milhões de brasileiras podem ter a doença e não sabem

Brasil 61

CEARÁ: Nova vacina contra Covid-19 já é aplicada nas salas de vacinação

Brasil 61

MINUTO DA SAÚDE: Brasil enfrenta maior epidemia de dengue da história

Brasil 61