Portal Uno Midias
Amazonas Saude

Semana Nacional da Doação de Órgãos: HPS 28 de Agosto sensibiliza sobre a importância de doar

Foto: Sephora Melo

Musicoterapia, roda de conversa e tira-dúvidas fazem parte da ação

O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, unidade da Secretaria de Saúde do Estado (SES-AM), iniciou, na segunda-feira (27/09), uma programação alusiva à Semana Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos. A conscientização sobre o tema iniciou no dia primeiro de setembro com o Cantinho da Vida, realizada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIDOTT), da unidade hospitalar, até o dia 30 deste mês.

Com o tema “Seja um herói. Doe Órgãos!”, a programação da semana inclui palestras, roda de conversa com a primeira transplantada do Amazonas, Tabata Nepumuceno, entre outras atividades, com o objetivo de sensibilizar sobre a importância do gesto de doar.

Tabata contou um pouco sua história de vitória em um bate-papo com funcionários e interessados no tema. “Eu mantive a minha fé e fiquei firme na certeza que o transplante daria certo. Gratidão é a palavra que define o sentimento que tive após a cirurgia de transplante”, concluiu.

A diretora do hospital, Júlia Marques, que conhece a realidade de quem possui um familiar na fila de espera para um transplante, falou da importância de informar os familiares sobre o desejo de doar. “A doação de órgãos é um gesto de amor e precisa ser externada. É necessário que a família saiba do seu desejo de doar. Pois quem autoriza a doação é a família”, disse a diretora.

A iniciativa da CIDOTT é voltada para os funcionários, pacientes e acompanhantes da unidade. A enfermeira responsável pela Comissão Intra-Hospitalar, Laurinete Brasil, afirma que a sensibilização começa na porta do hospital, por meio do primeiro contato com o paciente e o familiar.

“Todos somos responsáveis pelo acolhimento em uma hora delicada do paciente, quando ele chega a óbito a família é quem toma a decisão por ele se vai doar seus órgãos ou não”, esclareceu a enfermeira.

As atividades contaram com o envolvimento e a participação de psicólogos, enfermeiros e servidores do hospital, fechando o mês de conscientização da Doação de Órgãos e Tecidos.

Fonte: Assessoria de Imprensa do HPS 28 de Agosto

Foto: Sephora Melo

RELACIONADOS

Com parceria da Adaf, coleta itinerante recolhe mais de 1,2 mil embalagens vazias de agrotóxicos

Redação Am

Governador Wilson Lima assina ordem de serviço para iniciar asfaltamento de 77 ruas em Iranduba

Redação Am

Governo do Estado realiza entrega de equipamentos para cooperativa de mel em Boa Vista do Ramos

Redação Am