Portal Uno Midias
Cotidiano

Seap e Cetam ofertam curso de Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial para internos do Compaj

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) iniciou, nesta segunda-feira (24/05), sob a coordenação do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), o curso de “Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial”, que promete capacitar 20 internos da carceragem do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj).

A iniciativa é realizada em parceria com a cogestora Reviver Administração Prisional Privada e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O curso de mecânico, com carga horária de 160 horas, conta com 40 dias letivos de aulas, divididos em teoria e prática. Os primeiros dias da capacitação serão voltados às instruções de relacionamento interpessoal e empreendedorismo.

Após esse módulo, os reeducandos irão aprender como executar diversos serviços em equipamentos de refrigeração e climatização: limpeza, instalação, manutenção e reparos. Para o sucesso das atividades, aprenderão noções de eletrônica, eletricidade, pneumática, robótica, refrigeração industrial, residencial, comercial e automotiva.

“Com este curso, continuamos o objetivo de dar aos internos condições harmônicas para a reintegração à sociedade, quando os mesmos cumprirem suas penas”, disse o diretor do Compaj, Lucas Maceda. “Entendemos que a profissionalização é o melhor caminho para ofertar novas possibilidades de convivência na sociedade e dignidade para o interno e seus familiares, bem como garantia de renda pelo exercício da profissão”, frisou.

De acordo com o instrutor do curso, José Orlando, a refrigeração é uma área extremamente rica, que possibilita maior chance de empregabilidade. “Dominando a refrigeração, os internos podem abrir o seu próprio negócio ou trabalhar em empresas privadas e indústrias. Então, essa capacitação é uma chance única para eles”, disse.

Chance esta que o interno Denílson (nome fictício) não pretende desperdiçar. “Deus está me dando mais uma oportunidade de mudar de vida com esse curso e eu vou fazer valer a pena. Quero estudar e me especializar mais na área, para poder ajudar a minha família lá fora de forma digna”, revelou.

Pronatec – Programa criado em 2011, pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Lei nº 12.513, com a finalidade de ampliar a oferta gratuita de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), através de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira para pessoas que visam alcançar grandes oportunidades na vida profissional.

FOTOS: Divulgação/Seap

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Casa de Praia Zezinho Corrêa recebe atrações variadas de lutas e músicas neste fim de semana

Transporte coletivo de Manaus passou de sucata para frota com mais de 400 ônibus novos 

Em Genebra, Silvio Almeida acusa Israel de punição coletiva em Gaza