Pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em outra cidade, estado ou país só poderão completar o esquema vacinal se estiveremna faixa etária alcançada pela imunização em Manaus. Atualmente, a vacina só está disponível para pessoas a partir de 24 anos. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde da capital (Semsa).
Segundo a Semsa, quem tiver recebido a primeira dose em outra localidade, se estiver dentro dos grupos em atendimento, poderá tomar a segunda dose em Manaus. Para isso, basta procurar um dos pontos de vacinação espalhados pela cidade.
O G1 questionou quais documentos a pessoa que tomou o imunizante em outro local precisa apresentar, como algum comprovante ou justificativa de viagem. E o órgão explicou que, para garantir o complemento do esquema vacinal, é necessário somente que a pessoa leve o cartão de vacinação e apresente no momento do atendimento.
Caso a pessoa tenha tomado a primeira dose da vacina em outro país, no qual a segunda dose seja aplicada em um intervalo de tempo menor que no Brasil, é necessário abrir uma manifestação junto à Ouvidoria Municipal do SUS por meio dos telefones: 98842-6803 ou 0800-092-1603 ou também pelo email: ouvidoria.sus@pmm.am.gov.br.
Já em relação à vacinação de adolescentes abaixo de 18 anos, a Semsa também explicou que segue o preconizado pelo Ministério da Saúde, que é a imunização a partir dos 18. No entanto, a faixa etária ainda não está sendo contemplada na cidade.
Desde a segunda-feira (5), pessoas a partir de 24 anos. Além da nova faixa etária, a Secretaria segue vacinando gestantes e puérperas, e os trabalhadores das Forças Armadas e de segurança e salvamento (cujos nomes estejam nas listas oficiais encaminhadas à Semsa). Para receber a vacina, é necessário apresentar:
- documento de identificação com foto;
- CPF;
- comprovante de residência, original e cópia.
Os militares precisam apresentar a identidade militar e o CPF. As gestantes, além de identidade e CPF, precisam levar um documento que comprove a gravidez, sendo aceito exame de sangue, ultrassonografia ou caderneta da gestante. As mulheres que deram à luz a até 45 dias, que são as puérperas, devem levar declaração de nascido vivo ou certidão de nascimento da criança.
A população deve fazer o cadastro no sistema Imuniza Manaus para facilitar o atendimento nos pontos de vacinação. O cadastro não é obrigatório, mas permite agendar o usuário para o local mais próximo e com uma distribuição adequada à capacidade de atendimento em cada local.
Pontos de vacinação que vão funcionar de 9h às 16h
- Shopping Phelippe Daou, Avenida Camapuã, 2.939, Jorge Teixeira (Apenas para pedestres)
- Parque Municipal do Idoso (PMI), rua Rio Mar, 1.324, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul (Apenas para pedestres)
- Studio 5 Centro de Convenções, Avenida General Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.555, Distrito Industrial 1 (Apenas para pedestres)
- Clube do Trabalhador do Sesi/AM, Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1 (Para pedestre e drive-thru)
- Centro de Convenções (sambódromo), Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro (Apenas drive-thru)
- Centro de Convenções Vasco Vasques, Avenida Constantino Nery, 5.001, Flores (Apenas para pedestres)
- Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, rua Gandu, 119, Cidade Nova(Apenas para pedestres)
*Com informações de G1 Amazonas