Portal Uno Midias
Educação

Profissionais da educação participam de formação sobre conteúdos do ‘Acerta+Enem’ e ‘Reforço Brasil’

A Secretaria de Educação e Desporto, em parceria com a MWC Editora, finalizou nesta quinta-feira (10/03) o projeto Multiplicadores Educacionais Transformadores do Amazonas (Meta). A formação voltada aos conteúdos do “Acerta+Enem” e “Reforço Brasil” ocorreu em dois dias, contando com 101 representantes dos municípios do interior e coordenadorias da capital.

Realizado no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Dariana Correa Lopes, no Conjunto Viver Melhor, bairro Lago Azul, zona norte de Manaus, os projetos e materiais paradidáticos visam auxiliar os pedagogos, professores e alunos da rede estadual de ensino nos estudos e nas provas nacionais, como o Educação de Jovens e Adultos (EJA), Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Representando a secretária de Estado de Educação, Kuka Chaves, a secretária executiva adjunta, Hellen Matute, participou do primeiro dia de formação e destacou a importância do encontro. “Na rede estadual, já colhemos os frutos por disponibilizar esse material. Então, nossa missão é dar continuidade àquilo que está sendo positivo”, ressaltou.

No segundo dia, a secretária adjunta da Capital, Arlete Mendonça, também participou. “Foram dois dias muito proveitosos e tenho certeza que nossos multiplicadores farão com que esse treinamento chegue a muitos outros”, ressaltou.

Treinamento – O treinamento foi dividido em duas etapas e turmas, referenciando conteúdos e práticas exclusivos para o interior e para a capital. O objetivo foi passar para os profissionais da educação a teoria e a prática dos projetos educacionais, a fim de replicar nas suas escolas e para os estudantes da rede os conteúdos.

O diretor do Meta, Eudes Baraúna, assina que o planejamento do projeto é importante para o desenvolvimento dos profissionais da educação e a aplicação dos conteúdos nas escolas.

“Por meio desses dois dias de treinamento, os pedagogos e gestores poderão sair daqui com a capacitação de todos os três materiais disponibilizados. Com isso, poderão implementar nas suas regiões o que foi aprendido, levando essas experiências, conteúdos e os livros didáticos para que os alunos possam se desenvolver e ter um melhor resultado nos estudos e nas provas do Saeb e Enem”, diz o diretor.

O conteúdo utilizado durante todo o treinamento será disponibilizado para os profissionais após o curso, por meio do e-mail e whatsapp dos participantes.

Programação – Durante os dois dias de treinamento, quarta e quinta-feira (09 e 10/03), os coordenadores, pedagogos e gestores da capital e do interior participaram de dinâmicas, aulas expositivas e práticas relacionadas aos materiais paradidáticos do “Acerta+Enem”, “Reforço Brasil” e “EJA”.

As aulas foram realizadas na biblioteca e sala de informática do Ceti Dariana Correa Lopes, e foram distribuídos kits personalizados, com agendas, flyer da programação, bottons, canetas inteligentes e adaptadores para celular, além de máscaras e álcool em gel.

Durante as práticas, os profissionais disponibilizaram tablets e materiais didáticos para maior aproveitamento dos conteúdos. No final, os profissionais da rede serão homenageados em um evento de encerramento, no restaurante Bom Prato, com a entrega de certificados, prêmios e sorteios relacionados à MWC Editora.

FOTOS: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Com pandemia, resolução flexibiliza aprovação de alunos do EJA no Amazonas

Redação

Alunos da rede estadual recriam quadros famosos de artistas conhecidos mundialmente

Redação Am

Estudantes de Harvard conhecem prevenção e diagnóstico de malária no Amazonas

Redação