Educação

Profissionais da educação participam de formação sobre conteúdos do ‘Acerta+Enem’ e ‘Reforço Brasil’

A Secretaria de Educação e Desporto, em parceria com a MWC Editora, finalizou nesta quinta-feira (10/03) o projeto Multiplicadores Educacionais Transformadores do Amazonas (Meta). A formação voltada aos conteúdos do “Acerta+Enem” e “Reforço Brasil” ocorreu em dois dias, contando com 101 representantes dos municípios do interior e coordenadorias da capital.

Realizado no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Dariana Correa Lopes, no Conjunto Viver Melhor, bairro Lago Azul, zona norte de Manaus, os projetos e materiais paradidáticos visam auxiliar os pedagogos, professores e alunos da rede estadual de ensino nos estudos e nas provas nacionais, como o Educação de Jovens e Adultos (EJA), Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Representando a secretária de Estado de Educação, Kuka Chaves, a secretária executiva adjunta, Hellen Matute, participou do primeiro dia de formação e destacou a importância do encontro. “Na rede estadual, já colhemos os frutos por disponibilizar esse material. Então, nossa missão é dar continuidade àquilo que está sendo positivo”, ressaltou.

No segundo dia, a secretária adjunta da Capital, Arlete Mendonça, também participou. “Foram dois dias muito proveitosos e tenho certeza que nossos multiplicadores farão com que esse treinamento chegue a muitos outros”, ressaltou.

Treinamento – O treinamento foi dividido em duas etapas e turmas, referenciando conteúdos e práticas exclusivos para o interior e para a capital. O objetivo foi passar para os profissionais da educação a teoria e a prática dos projetos educacionais, a fim de replicar nas suas escolas e para os estudantes da rede os conteúdos.

O diretor do Meta, Eudes Baraúna, assina que o planejamento do projeto é importante para o desenvolvimento dos profissionais da educação e a aplicação dos conteúdos nas escolas.

“Por meio desses dois dias de treinamento, os pedagogos e gestores poderão sair daqui com a capacitação de todos os três materiais disponibilizados. Com isso, poderão implementar nas suas regiões o que foi aprendido, levando essas experiências, conteúdos e os livros didáticos para que os alunos possam se desenvolver e ter um melhor resultado nos estudos e nas provas do Saeb e Enem”, diz o diretor.

O conteúdo utilizado durante todo o treinamento será disponibilizado para os profissionais após o curso, por meio do e-mail e whatsapp dos participantes.

Programação – Durante os dois dias de treinamento, quarta e quinta-feira (09 e 10/03), os coordenadores, pedagogos e gestores da capital e do interior participaram de dinâmicas, aulas expositivas e práticas relacionadas aos materiais paradidáticos do “Acerta+Enem”, “Reforço Brasil” e “EJA”.

As aulas foram realizadas na biblioteca e sala de informática do Ceti Dariana Correa Lopes, e foram distribuídos kits personalizados, com agendas, flyer da programação, bottons, canetas inteligentes e adaptadores para celular, além de máscaras e álcool em gel.

Durante as práticas, os profissionais disponibilizaram tablets e materiais didáticos para maior aproveitamento dos conteúdos. No final, os profissionais da rede serão homenageados em um evento de encerramento, no restaurante Bom Prato, com a entrega de certificados, prêmios e sorteios relacionados à MWC Editora.

FOTOS: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

MEC prorroga para 26 de maio convocação da lista de espera do Fies

Jamil Maciel

Cetam qualifica servidores com curso de pós-graduação

Redação Am

Alunos da rede estadual selecionados para estudar na Fundação Matias Machline já estão em processo de matrícula

Redação Am
Sair da versão mobile