Portal Uno Midias
Cidade

Prefeitura de Manaus promove festival olímpico para alunos da educação infantil

Com um cenário interativo, brincadeiras inovadoras e muita alegria, a Prefeitura de Manaus promoveu a 6ª edição do Festival Olímpico para alunos do ensino infantil, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Como no ano passado, a ação foi realizada de forma remota, por conta do distanciamento social, devido a pandemia da Covid-19. A transmissão ocorreu durante as atividades do “Eba! Vamos brincar!”, em horários diversificados, no canal 2.5, da TV aberta e também pelo YouTube.

Este ano, a atividade pedagógica aconteceu no período de 12 a 14/5, dentro do projeto “Aula em Casa” e o tema trabalhado foi “Tókio, Japão: responsabilidade e compromisso com o nosso planeta”.  O festival olímpico conta com o apoio da Caravana da Educação Física e tem como objetivo proporcionar às crianças interação, desenvolvimento da linguagem e produção textual, por intermédio de brincadeiras e práticas esportivas.

De acordo com a chefe da Divisão de Educação Infantil (DEI), Ângela Almeida, em 2021 a ação teve como foco despertar a responsabilidade e o compromisso com o nosso planeta.

“A DEI está muito feliz com o envolvimento das unidades de ensino. São imagens, vídeos, experiências lindas de crianças realizando as atividades propostas. O sexto festival olímpico da Semed, segundo na modalidade remota, foi um sucesso, porque teve um número expressivo de visualizações desde quando foi lançado”, ressaltou.

Na edição deste ano, o festival conseguiu envolver aproximadamente 100% das unidades que trabalham com educação infantil, ou seja, creches municipais, os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e unidades de ensino, que trabalham de forma simultânea com ensino fundamental e educação infantil, alcançando dessa forma mais 50 mil crianças.

A atividade foi dividida em três dias. No primeiro foi realizada a abertura. O segundo contou com provas voltadas ao meio ambiente e no terceiro foram realizadas atividades caracterizadas como pré-desportivas.

Conforme o assessor da educação infantil da Semed, Alexandre Romano, um dos idealizadores do evento, o festival é realizado desde 2016, por meio da Caravana da Educação.

“A gente fala que esse é o maior festival olímpico da educação infantil do Brasil, porque ninguém faz um evento igual ao nosso. Ano passado ninguém fez e este ano fomos a primeira rede de educação no país a fazer. Então Manaus está bem à frente de todos os outros municípios do Brasil”, disse.

Segundo a gestora do Cmei Maria do Céu Vaz de Oliveira, Norma Wanzeler, houve um grande envolvimento dos alunos e os pais reconheceram a importância da ação, não só para a vida acadêmica das crianças, mas também para o desenvolvimento integral delas. 

“Tivemos depoimentos de pais que nos informaram que gostaram das atividades propostas pela caravana, inclusive participaram fazendo junto com os filhos as provas e salientaram que acharam muito interessante”, destacou.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Cantor Gospel David Sacer participa de workshop na zona leste de Manaus

Jamil Maciel

Alunos da Prefeitura de Manaus participam da 8ª edição do ‘Oca vai à escola’

Redação Am

Prefeitura de Manaus realiza ação sobre conscientização da amamentação com servidores da Semed

Redação Am