A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), avança nos serviços de infraestrutura básica na rua Buritis, localizada no bairro São Jorge, zona Centro-Oeste da capital. As obras foram iniciadas na semana passada, e nesta quinta-feira, 20/6, já atingem 50% dos serviços de implantação da nova rede de drenagem profunda com a substituição de 30 canos em concreto armado, bem mais amplos que darão a vazão correta às águas das chuvas.
Com um efetivo de dez servidores, a Seminf avança com a obra, para que seja concluída no menor tempo possível. A ação se deu devido a antiga rede não comportar o volume d’água das fortes chuvas dos últimos dias.
Segundo o vice-prefeito e secretário da Seminf, Marcos Rotta, as obras avançam mesmo no período chuvoso e com o agravante de uma das maiores cheias do Amazonas. A prefeitura tem levado melhorias para as comunidades da capital, obras nas redes de drenagem profunda e superficial, desobstrução de bueiros entupidos, entre outros serviços essenciais, considerados básicos, mas de grande importância, para que a população possa viver com dignidade.
“A Seminf se antecipa aos problemas que porventura venham surgir, um trabalho que tem demandado muito empenho e dedicação de todos os servidores do órgão. Sabemos que Manaus tem muitas áreas que precisam de implantação de drenagens, outras necessitam ser substituídas por estarem muito desgastadas e não comportarem o volume d’água das chuvas desse período. Esta obra é fruto de um problema antigo observado na nossa cidade: as inúmeras erosões nos terrenos da nossa população. Estamos trabalhando de forma engajada para resolver essas situações e tranquilizar as pessoas que correm riscos nesses locais, trabalhando de forma preventiva e seguindo a determinação do prefeito David Almeida”, disse Rotta.
Para Auzenir de Lima, moradora da rua Buritis, a obra vai solucionar, de forma definitiva, os transtornos causados em razão das fortes chuvas. De acordo com ela, a demanda é antiga e nunca houve resposta por parte do poder público aos pedidos feitos pela comunidade, que enfrenta sérios problemas.
“Há 20 anos nós corremos atrás de uma equipe da prefeitura, para resolver o nosso problema. Atrás da minha casa passa a rede de esgoto e quando chove muito forte alaga tudo. Já perdi meu muro e estava perdendo o meu terreno com os deslizamentos. Agora, nossa expectativa é de que com essa obra, esses problemas sejam resolvidos definitivamente. Agradeço a gestão do prefeito David Almeida, juntamente com o vice-prefeito Marcos Rotta, porque depois de tantos anos de espera, os serviços estão sendo realizados”, mencionou.