A Prefeitura de Manaus intensifica os trabalhos de limpeza dos rios, igarapés e orlas, com o intuito de minimizar o acúmulo de resíduos. Nesta terça-feira, 8/11, na comunidade João Bosco, zona Centro-Oeste, aproximadamente 20 servidores da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) realizaram uma ação para retirar garrafas PET, sacos plásticos, pedaços de sofá, geladeiras, fogão e outros itens domésticos.
O secretário da Semulsp, Sabá Reis, disse que esse trabalho visa também se antecipar aos meses de chuva, quando os igarapés sofrem com o acúmulo de lixo. “A população precisa nos ajudar a combater os resíduos nos igarapés. A prefeitura vem fazendo sua parte, se a população colaborar, vamos vencer essa guerra”, destacou.
Além da limpeza diária realizada pela Semulsp nos rios e igarapés, também acontece um trabalho de conscientização junto aos moradores da localidade, no sentido de explicar sobre a forma adequada de descartar os resíduos, horários e quanto o meio ambiente é prejudicado pelo desrespeito do ser humano.
Para evitar que materiais de grande porte, como sofás, camas e geladeira sejam descartados irregularmente nos igarapés ou em vias públicas, a Prefeitura de Manaus segue com a coleta agendada de grandes objetos. O programa funciona por agendamento, realizado via aplicativo de mensagens ou ligação. Para utilizar o serviço, é necessário entrar em contato com a Semulsp, por meio do WhatsApp (92) 98415-9563 ou 98459-5618.
A população também pode contar com a coleta seletiva, coordenada pela Semulsp, que ocorre todos os dias. Os manauaras podem separar os próprios resíduos recicláveis e levar até um dos 38 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) mantidos pela Prefeitura de Manaus, em parceria com associações e grupos de catadores.
O serviço consiste em incentivar a população a separar o lixo doméstico, entregando para a reciclagem os materiais que podem ser reaproveitados, como garrafas PET, embalagens de plásticos, latinhas, papel e papelão, entre outros produtos.