Cidade

Prefeitura irá lançar versão digital consolidada do Plano Diretor e leis complementares no próximo dia 20

Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), fará o lançamento da edição digital do livro “Legislação Urbanística Municipal – Plano Diretor Urbano e Ambiental de Manaus e Suas Leis Complementares”, reunindo as revisões e alterações consolidadas realizadas nos anos de 2014, 2016 e 2019. O evento acontecerá no dia 20/7, às 10h, no Casarão da Inovação Cassina, Centro, com uma transmissão ao vivo (live), em razão das medidas de distanciamento, não sendo aberto ao público.

A obra tem como objetivo aperfeiçoar a legislação em vigor, reunindo as leis consolidadas e unificadas em um só documento, de fácil acesso, voltado para o desenvolvimento de uma cidade mais equilibrada, justa, includente e sustentável urbanisticamente.

“Manaus é uma das cidades mais bem posicionadas em ambiência para novos negócios, destaque em empreendedorismo, crescimento empresarial, de empresas de tecnologia e em expansão para incubadoras de empresas. E, para ter esse atrativo, precisamos contar com uma legislação clara, atualizada, moderna e que permita mostrar a capacidade de nossa gestão inovadora, resiliente e criativa”, destacou o prefeito David Almeida.

Versão

A versão digital estará disponível para download no site do Implurb (implurb.manaus.am.gov.br), em PDF interativo, para acesso pelos sistemas iOS, Android e Windows. Nesta versão, o usuário poderá fazer download ainda dos nove mapas da cidade por categoria e das tabelas do Plano Diretor e suas leis, em separado.

Com a versão consolidada, a Prefeitura de Manaus está apresentando em um único documento a legislação completa do Plano Diretor do Município e suas leis complementares para promover consulta mais rápida, eficiente e unificada das leis em vigor, totalizando as informações de 14 documentos anteriores.

A última reforma do Plano Diretor ocorreu há dois anos, visando o aperfeiçoamento da legislação para simplificar e desembaraçar processos de licenciamento. Isso torna os procedimentos mais ágeis e os textos mais objetivos e claros.

“Detectamos uma demanda da Diretoria de Operações (Diop) da necessidade de se consolidar as leis do Plano Diretor, não só a principal, mas as complementares. Nunca foi feito um trabalho de unificação e consolidação da legislação. E isso acaba dificultando a análise dos setores, quando é preciso abrir várias leis e as alterações, em arquivos separados e distintos de vários anos”, explicou o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, que coordena o livro e suas versões digital e impressa.

Com as leis e alterações unificadas fica fácil a consulta, o manuseio e o acesso ao documento único, em formato PDF, digital, que estará disponível gratuitamente no site do Implurb (www.implurb.manaus.am.gov.br), podendo ser aberto desde smartphones, a tablets e computadores.

“Se alguém precisar fazer uma consulta de parâmetros urbanísticos, poderá abrir no celular facilmente onde quer que esteja, fazendo o download. E ainda poderá ser compartilhado em grupos de WhatsApp, entre conselhos de arquitetura, engenharia, contadores, despachantes, para permitir circular a informação de forma acessível e transparente”, comentou Claudemir.

Com o lançamento, o Implurb espera tornar ainda mais fácil o canal e a consulta de informações para profissionais que trabalham com o órgão, de empreendedores, construtores, projetistas e arquitetos para elaboração de projetos dentro das normas do Plano Diretor único.

“O produto que o Implurb está entregando à sociedade visa apresentar uma legislação mais sistematizada e consolidada para o profissional manusear e apresentar seus projetos alinhados com a legislação atualizada. E naturalmente os projetos futuros estarão mais de acordo com a legislação vigente, e isso acelera o licenciamento, evita retrabalho e pareceres apontando eventuais pendências que poderiam ser sanadas com a análise das leis”, disse o diretor-presidente do instituto, engenheiro Carlos Valente.

Versão impressa

O Implurb está finalizando a versão impressa do livro, que terá 220 páginas, em capa dura. Posteriormente, com o apoio de entidades e empresas interessadas, será viabilizado o livro impresso. Nele, haverá QR Codes para fazer download de tabelas e mapas em alta resolução. O QR Code na capa vai baixar a edição completa digital. Cada mapa e tabela tem seu próprio QR Code.

No e-book estarão consolidadas e unificadas as seguintes legislações:

PLANO DIRETOR URBANO E AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE MANAUS – LEI COMPLEMENTAR Nº 002, DE 16 DE JANEIRO DE 2014 – Dispõe sobre o Plano Diretor Urbano e Ambiental do Município de Manaus.

LEI COMPLEMENTAR Nº 007, DE 25 DE JULHO DE 2016 – Altera a Lei Complementar n. 002, de 16 de janeiro de 2014, que dispõe sobre o Plano

Diretor Urbano e Ambiental do Município de Manaus.

LEI COMPLEMENTAR Nº 008, DE 25 DE JULHO DE 2016 – Altera a Lei Complementar n. 003, de 16 de janeiro de 2014, que dispõe sobre o

Código de Obras e Edificações do Município.

LEI COMPLEMENTAR Nº 009, DE 25 DE JULHO DE 2016 – Altera a Lei Complementar n. 005, de 16 de janeiro de 2014, que dispõe sobre o

Código de Posturas do Município de Manaus.

LEI Nº 2.154, DE 25 DE JULHO DE 2016 – Altera a Lei nº 1.838, de 16 de janeiro de 2014, que dispõe sobre as Normas de Uso e Ocupação do Solo no município de Manaus.

LEI Nº 2.155, DE 25 DE JULHO DE 2016 – Dispõe sobre o processo simplificado para expedição de Habite-se de construções residenciais, comerciais e serviços Tipo-1, consolidadas antes de novembro de 2012.

LEI Nº 2.153, DE 25 DE JULHO DE 2016 – Altera a Lei n. 1.837, de 16 de janeiro de 2014, que dispõe sobre as Áreas de Especial Interesse Social previstas no Plano Diretor Urbano e Ambiental do Município de Manaus.

LEI Nº 2.401, DE 16 DE JANEIRO DE 2019 – Altera a Lei n. 1.837, de 16 de janeiro de 2014, que dispõe sobre Áreas de Especial Interesse Social previstas no Plano Diretor Urbano e Ambiental do Município de Manaus.

LEI Nº 2.402, DE 16 DE JANEIRO DE 2019 – Altera a Lei n. 1.838, de 16 de janeiro de 2014, que dispõe sobre as Normas de Uso e Ocupação do Solo no Município de Manaus.

LEI Nº 2.403, DE 16 DE JANEIRO DE 2019 – Altera a Lei n. 2.155, de 25 de julho de 2016, que dispõe sobre o processo simplificado para a expedição de Habite-se.

LEI COMPLEMENTAR Nº 012, DE 17 DE JANEIRO DE 2019 – Altera a Lei Complementar n. 005, de 16 de janeiro de 2014, que dispõe sobre o Código de Posturas do Município.

LEI COMPLEMENTAR Nº 013, DE 17 DE JANEIRO DE 2019 – Altera a Lei Complementar n. 003, de 16 de janeiro de 2014, que dispõe sobre o Código de Obras e Edificações do Município.

LEI COMPLEMENTAR Nº 014, DE 17 DE JANEIRO DE 2019 – Altera a Lei Complementar n. 002, de 16 de janeiro de 2014, que dispõe sobre Plano Diretor.

LEI COMPLEMENTAR Nº 015, DE 17 DE JANEIRO DE 2019 – Altera a Lei Complementar n. 004, de 16 de janeiro de 2014, que dispõe sobre Parcelamento do Solo Urbano.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Sistema de licenciamento da Prefeitura de Manaus tem média anual de 23,4 dias para tramitação em 2022

Redação Am

Prefeitura inicia período de transferência dos alunos da rede municipal de ensino 

Redação Am

Prefeitura leva serviços de saúde básica a moradores de comunidade indígena da zona Norte de Manaus

Redação Am
Sair da versão mobile