Com o intuito de garantir os direitos básicos aos moradores do Parque das Tribos, localizado no bairro Tarumã, zona Oeste da capital, a Prefeitura de Manaus vem realizando uma série de ações no maior bairro indígena do mundo. Os serviços foram fiscalizados pelo prefeito David Almeida, na manhã desta sexta-feira, 28/4, que destacou o olhar diferenciado que a atual gestão está tendo com os povos originários da cidade.
“Aqui é a maior população indígena urbana do mundo, então, nós devemos dar atenção aos nossos povos originários. Já fizemos escola indígena, estamos fazendo uma grande UBS (Unidade Básica de Saúde), uma das maiores de Manaus, com mais de mil e duzentos metros quadrados, porque precisamos respeitar aqueles que são os primeiros donos desta terra”, enfatizou o prefeito.
O primeiro ponto visitado foi a obra de contenção de erosão localizada na rua Sius. O serviço é gerenciado pelos técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). O local sofreu com as fortes chuvas que atingiram a capital amazonense nos últimos meses.
David Almeida destacou que, além dessa recuperação, as equipes da prefeitura irão realizar todo o serviço de infraestrutura no local, construindo meio-fio e calçadas. A próxima etapa será a implantação de uma nova camada asfáltica quando iniciar as ações do “Pacote de Obras de Verão”.
“Aqui, são três erosões, ao mesmo tempo, que estamos recuperando. Posteriormente, faremos a interligação entre o Parque das Tribos 1 e o 2, e vamos chegar até a Cidade das Luzes. Quando o verão chegar realmente, vamos entrar para recuperar as ruas do Parque das Tribos 1, posteriormente, o 2. Vemos aqui um grande buraco, uma erosão, mas, por incrível que pareça, é uma das menores que já encontramos. Já enfrentamos problemas bem maiores do que esse e estamos recuperando com a nossa equipe da Infraestrutura”, afirmou Almeida.
Logo em seguida, ao lado do subsecretário de Gestão Administrativa e Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Nagib Salem Neto, o prefeito de Manaus acompanhou o andamento da construção da primeira UBS da comunidade.
A unidade será de porte 4, preparada para serviços gerais de prevenção e assistência à saúde. No local, serão realizadas consultas médicas e de enfermagem, identificação e tratamento clínico de doenças prevalentes na região, como tuberculose, hanseníase, dengue, e outras, além de vacinação e vigilância nutricional.
Também haverá atenção à saúde materno-infantil, com assistência ao pré-natal, puerpério e climatério (menopausa) e outros serviços para crianças, adolescentes, adultos e idosos, inclusive prevenção do câncer do colo do útero, de mama e próstata, prevenção e assistência à hipertensão, diabetes, infecções sexualmente transmissíveis, hepatites virais e HIV; além de assistência ginecológica, acompanhamento de Pessoas com Deficiência (PcDs); e acompanhamento de pessoa com transtornos mentais comuns (leves).
Na área de procedimentos, a unidade vai oferecer serviços como curativos, retirada de pontos, coleta para exames de laboratório; coleta de preventivo (Papanicolau), aferição de pressão arterial e glicemia capilar e, ainda, administração e dispensação de medicamentos.
Texto – Thiago Fernando/Semcom
Fotos – Dhyeizo Lemos/Semcom