Portal Uno Midias
Cidade

Palestra sobre ‘Precedentes judiciais no Brasil e na Alemanha’ é ministrada aos residentes jurídicos da Prefeitura de Manaus

A formação e produção de precedentes judiciais no Brasil e na Alemanha foram abordados durante aula ministrada na tarde desta quinta-feira, 27/5, pela advogada e professora Gisele Mazzoni Welsch, aos alunos do Programa de Residência Jurídica (PRJ), da Prefeitura de Manaus, coordenado pela Procuradoria Geral do Município (PGM), por meio do Centro de Estudos, Divulgação e Biblioteca (CEDB).

A abertura da palestra, de forma on-line, em razão das medidas restritivas impostas pela pandemia da Covid-19, foi realizada pelo procurador-geral do município, Marco Aurélio Choy. Na ocasião, ele destacou a preocupação do prefeito de Manaus, David Almeida, em oferecer o melhor serviço à população, e a área jurídica do Executivo municipal não está de fora.

“É louvável o intercâmbio de conhecimentos promovido pelo CEDB, por meio das aulas que compõem a formação acadêmica dos residentes jurídicos, profissionais que auxiliam os procuradores na defesa dos interesses do município e do interesse público naturalmente”, pontuou Choy.

O procurador-chefe do CEDB, Daniel Octávio Silva Marinho, destacou que a escolha dos docentes une o conhecimento prático com a formação acadêmica em temas relevantes para a advocacia pública.

“O desafio na formação dos residentes jurídicos é agregar o conhecimento teórico amplo, de forma que resulte em uma melhor aplicabilidade dentro das atribuições exercidas por eles nas procuradorias especializadas. Por isso, a seleção dos professores que atuam em ambas as frentes retrata essa escolha”, ressaltou Daniel.

Estudo

Em sua palestra de aproximadamente duas horas, a advogada Gisele Welsch, debateu com os residentes seu estudo de pós-doutorado, destacando pontos importantes ao analisar a atuação e o papel das cortes do Brasil e da Alemanha na formação de precedentes judiciais e outorga de unidade do direito.

“O tema tratado tem grande importância e incidência prática na atividade forense. Por isso, destaquei pontos de relevância, de atuação prática profissional, no que tange a crise enfrentada pela jurisdição do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e seus principais aspectos com a proposta de melhorias no funcionamento do tribunal, a partir da pesquisa realizada durante o pós-doutorado”, explicou Gisele.

Ao final da aula, Gisele agradeceu o convite e ressaltou a importância do Programa de Residência Jurídica da Prefeitura de Manaus, para fins de atualização e qualificação dos profissionais da Procuradoria Geral do Município.

A advogada também realizou a doação de um exemplar da obra “Precedentes Judiciais e Unidade do Direito – Análise comparada Brasil-Alemanha”, de sua autoria, publicada pela editora Thoth, para compor o acervo da biblioteca da PGM. O livro ficará disponível para consulta dos procuradores e residentes jurídicos, que desejem se aprofundar no tema.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

‘Plataforma de Conexão de Startups com o Mundo dos Negócios’ é tema de podcast de empreendedorismo

Redação Am

Eleição define nova composição do Conselho Municipal da Assistência Social

Redação Am

Obra de contenção da Prefeitura de Manaus abaixo do viaduto do Boulevard chega a 80% de execução

Redação Am