Portal Uno Midias
Cidade

Operação da prefeitura monitora veículos pesados na avenida Constantino Nery

Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta terça-feira, 7/5, uma operação de fiscalização, especificamente, na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul. Esta via integra parte da Zona Máxima de Restrição, que regulamenta o tráfego de veículos pesados na cidade, visando melhorar a circulação urbana e garantir a segurança de todos os usuários.

Durante a operação, 13 motoristas foram autuados por irregularidades diversas. Os agentes realizaram uma vistoria completa, incluindo a averiguação da documentação dos motoristas e dos veículos, além da inspeção do peso dos veículos, a condição dos pneus, o estado físico geral e a existência de permissão especial para tráfego.

“A aplicação rigorosa das normas de trânsito é fundamental para a segurança e a organização urbana. Com essas operações, reforçamos o nosso compromisso com um trânsito mais seguro e eficiente para todos os motoristas”, comentou Stanley Ventilari, diretor de Operações de Trânsito do IMMU.

A operação na avenida Constantino Nery é parte de um esforço contínuo do IMMU para manter a segurança e a ordem no trânsito da cidade, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Manaus com a melhoria contínua da mobilidade urbana e a aplicação efetiva das leis de trânsito. As autuações e orientações dadas durante a operação refletem o compromisso do IMMU em garantir o cumprimento das normas estabelecidas para a segurança de todos.

Zona Máxima de Restrição

Os veículos com Peso Bruto Total (PBT) acima de oito toneladas são restritos de circular das 6h às 9h e das 17h às 20h. Para os veículos com PBT acima de 16 toneladas, a restrição é aplicada no intervalo das 9h às 17h. Essa restrição funciona de segunda a sexta-feira.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em veículos com dimensões ou cargas superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização é infração grave, equivalente a cinco pontos na Carteira de Habilitação, com multa no valor de R$ 195,23 e retenção do veículo.

Autorização

A circulação de caminhões nessas áreas, fora do horário estabelecido, só será autorizada após a emissão da Autorização Especial de Tráfego (AET). As empresas transportadoras ou proprietários de veículos pesados devem solicitar o documento no setor de Atendimento do IMMU, na avenida Urucará, nº 1.180, bairro Cachoeirinha, zona Sul, das 8h às 14h.

Os argumentos apresentados serão analisados pela Diretoria de Engenharia, que poderá acatar ou não o pedido. O documento tem prazo de validade e deve ser renovado após expirar a autorização de circulação.

— — —

Texto – Marcelo Lima / IMMU

Fotos – Divulgação / IMMU

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Talento da nova geração da música gospel, Isadora Pompeo fecha última noite do #SouManaus 2023

Redação Am

Prefeitura de Manaus atua em pontos de afundamento no bairro Novo Israel

Redação Am

Prefeitura inicia a vacinação de adolescentes na próxima sexta, 13/8, em 44 pontos de atendimento

Redação Am