Portal Uno Midias
Geral

Vídeo: Nuvem gigante de poeira cobre cidades do interior de São Paulo

Uma nuvem de areia atingiu neste domingo, 26, os municípios de Guaíra, Ribeirão Preto, Franca, Orlândia, Jardinópolis e Viradouro em São Paulo. 

O fenômeno assustou os moradores da região que gravaram vários vídeos, algumas cidades de Minas Gerais que fazem fronteira com o Estado também foram alcançados pela nuvem de poeira.

A terra encobriu o céu devido aos fortes ventos, gerou transtornos no trânsito e comércio do município. O céu da cidade escureceu com a enorme quantidade de poeira. A terra encobriu o céu devido aos fortes ventos. 

As estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram, em média, rajadas de 50 km/h a 60 km/h no interior de São Paulo, mas o vento foi superior em muitas cidades. O Aeroporto de Ribeirão Preto, chegou a ter rajadas de 92,7 km/h antes da chuva que foi muito forte e com trovoadas.

De acordo com a entrevista do meteorologista Estael Sias, da MetSul, ao jornal Folha de São Paulo o fenômeno é comum em países da Ásia. É causado por temporais de chuva com ventos fortes que, ao entrarem em contato com o solo seco, encontram resquícios de queimada, poeira e vegetação. A sujeira pode chegar a até 10 quilômetros de altura.

“Primeiro, vem a nuvem de temporal e tempestade, que gerou a corrente de vento mais horizontal e bagunçou todos esses detritos. Como faz meses que não chove naquela região, tem muita poeira, o solo e a vegetação estão secos, e as queimadas também contribuíram”, explicou Estael.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Ex-mendigo, Givaldo dirige carro de luxo no Rio de Janeiro

João Alves

Após naufrágio de barco, os corpos de duas crianças são encontrados no Pará

João Alves

Mulher usa nota falsa de R$ 100 para comprar doces de menino em semáforo

Jamil Maciel