Uma nuvem de areia atingiu neste domingo, 26, os municípios de Guaíra, Ribeirão Preto, Franca, Orlândia, Jardinópolis e Viradouro em São Paulo.
O fenômeno assustou os moradores da região que gravaram vários vídeos, algumas cidades de Minas Gerais que fazem fronteira com o Estado também foram alcançados pela nuvem de poeira.
A terra encobriu o céu devido aos fortes ventos, gerou transtornos no trânsito e comércio do município. O céu da cidade escureceu com a enorme quantidade de poeira. A terra encobriu o céu devido aos fortes ventos.
As estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram, em média, rajadas de 50 km/h a 60 km/h no interior de São Paulo, mas o vento foi superior em muitas cidades. O Aeroporto de Ribeirão Preto, chegou a ter rajadas de 92,7 km/h antes da chuva que foi muito forte e com trovoadas.
De acordo com a entrevista do meteorologista Estael Sias, da MetSul, ao jornal Folha de São Paulo o fenômeno é comum em países da Ásia. É causado por temporais de chuva com ventos fortes que, ao entrarem em contato com o solo seco, encontram resquícios de queimada, poeira e vegetação. A sujeira pode chegar a até 10 quilômetros de altura.
“Primeiro, vem a nuvem de temporal e tempestade, que gerou a corrente de vento mais horizontal e bagunçou todos esses detritos. Como faz meses que não chove naquela região, tem muita poeira, o solo e a vegetação estão secos, e as queimadas também contribuíram”, explicou Estael.