Portal Uno Midias
Cidade

Mirante do ‘Nosso Centro’ recebe cobertura e telhado em forma de banzeiro

A cobertura ondulada que remete ao banzeiro dos rios da Amazônia vai ganhando forma no mirante Lúcia Almeida, no início da avenida 7 de Setembro, zona Sul, obra que será inaugurada pela Prefeitura de Manaus, em dezembro deste ano, dentro do programa de reabilitação “Nosso Centro”.

As telhas metálicas, do tipo sanduíche, se somam a diversas frentes de obra que contam com 150 operários no canteiro, trabalhando desde a estrutura para receber o forro e aterro compactado entre o prédio e as estacas prancha, além de pintura externa da fachada e montagem das escadas metálicas.

O prédio do mirante recebe, ainda, instalações elétricas, de incêndio (tubos e hidrantes), pintura, reboco e tubulação de condicionadores de ar.

No que antes era uma área abandonada, hoje, já se nota a dinâmica de um futuro largo de pedestres, o largo de São Vicente, que tem assentamento de pedras São Thomé, meio-fio e sarjeta de rua externa e aterro e reaterro de calçadas.

O canteiro de obras funciona de segunda a segunda, sem pausa nem nos feriados. Quem passa pelo trecho, não reconhece mais a antiga área antes abandonada.

Atravessando a rua, o casarão amarelo, que vai abrigar o acervo do poeta e escritor Thiago de Mello, recebe forro e piso de madeiras, emassamento e pintura de paredes e instalação de esquadrias de madeira, além de serviços de acabamento externo e interno.

As obras acontecem, simultaneamente, e têm vários níveis e frentes de intervenção. A revitalização e a reabilitação nesse complexo é a segunda construção da gestão do prefeito David Almeida, que faz reconversão e reuso de uma edificação antiga e que antes estava abandonada e, hoje, ganha uma estrutura moderna e de reconversão pública.

Conforme o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, o cronograma está ajustado para os prazos, mesmo com as alterações climáticas das últimas semanas, com a obra estando prevista para ser inaugurada dia 23 de dezembro, conforme anúncio do prefeito. “A gestão David Almeida vai entregar essa obra importante e impactante para a cidade e a população, que terá mais orgulho”, comentou.

A área total do mirante é de 4,9 mil metros quadrados e o prédio será o primeiro espaço multigeracional vertical da capital.

Casario

O casarão Thiago de Mello é datado de 1908 e classificado como uma unidade de interesse de preservação de segundo grau, de acordo com Decreto 7.176/2004. A casa chegou a abrigar o depósito da firma Sinfrônio & Cia.

O espaço recebe serviços para sua reconfiguração e reuso, a fim de se transformar em um museu e espaço de exposição e convivência no centro histórico. Somado ao largo, essa trinca de intervenções promete ser um caso emblemático de regeneração urbana e reabilitação do centro da capital. Todas as obras têm aprovação do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Amazonas (Processo nº 01490.000103/2022-81).

Fotos – Clóvis Miranda / Semcom

RELACIONADOS

Prefeitura de Manaus alcança mais de 32 mil atendimentos de planejamento urbano nos primeiros 9 meses do ano

Redação Am

Prefeitura de Manaus capacita servidores da Saúde na área de qualidade de vida no trabalho

Redação Am

Prefeitura de Manaus movimenta UBS no Dia Mundial da Atividade Física

Redação Am