Manaus, que amanheceu nublada nesta sexta-feira, 4/2, teve fortes pancadas de chuva em áreas isoladas, deixando vários órgãos públicos como a Defesa Civil e o Instituto de Mobilidade Urbana (IMMU) em estado de alerta. Sem grandes ocorrências, tudo foi monitorado pela Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC).
A Defesa Civil registrou durante todo o dia, por meio do disk 199, cinco episódios, mas nenhum deles com danos materiais ou vítimas. Para o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Fontes, o baixo número de ocorrências mostra que o serviço de prevenção realizado pelos agentes públicos tem feito a diferença.
“Nós sabemos que Manaus tem diversas áreas de risco, mas os agentes da Defesa Civil têm constantemente mapeado e visitado esses lugares, desenvolvendo um trabalho de prevenção e conscientização com os moradores. As equipes continuarão em alerta, acompanhando qualquer intercorrência”, afirmou.
O sistema de monitoramento de trânsito e transporte que atua 24 horas no CCC registrou durante as fortes chuvas, mais de 30 episódios, entre eles, três acidentes com danos materiais e outro três com vítimas lesionadas. Segundo o supervisor de Trânsito José Roberto Veloso, mais de 150 agentes atuaram em toda a cidade durante o dia.
.
“As ocorrências enviadas para o nosso 0800 passam por triagem da equipe de monitoramento, que direciona os agentes de rua. Como a chuva foi intensa apenas em alguns pontos da cidade, conseguimos manter o tempo de resposta. Temos um total de 350 agentes que se dividem em quatro turnos, permitindo que a cidade seja acompanhada 24 horas por dia”, disse Veloso.
Segundo Sandro Diz, superintendente do órgão, essa pronta-resposta só é possível porque os principais serviços estão reunidos no mesmo lugar.
“A determinação do prefeito David Almeida é de que os serviços trabalhem juntos e em caso de fortes chuvas como hoje, é essencial que os principais órgãos demandados possam juntos decidir a melhor forma de conduzir as operações e claro, resolver o problema. O CCC existe para que a cidade possa ver seu problema ser solucionado no menor tempo possível”, disse.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu aproximadamente 30 milímetros em Manaus, nesta sexta-feira, com maior índice pluviométrico na zona Leste, nos bairros Puraquequara e Colônia Antônio Aleixo.