Portal Uno Midias
Cidade

Manejo da hipertensão na gestação é discutido em videoconferência da Prefeitura de Manaus

O manejo da hipertensão na gestação pelos profissionais da Rede de Atenção Primária à Saúde foi o tema discutido na webconferência Diálogos da APS, promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que aconteceu na tarde desta quarta-feira, 20/9. O objetivo do evento foi atualizar os profissionais da rede assistencial sobre o manejo da hipertensão na gestação.

Explorado pela ginecologista obstetra Lana de Lourdes, pela médica da Família e Comunidade, Fabíola Santos, pela enfermeira obstetra Grasilvia Stone, e coordenado pela técnica da Divisão da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, Gerda Costa, o tema foi escolhido devido ao número expressivo de distúrbios hipertensivos entre gestantes, quadro que requer fluxos de atendimento e condutas assistenciais adequadas.

“O encontro foi importante para esclarecer dúvidas e reforçar o alinhamento das práticas para que os profissionais que prestam assistência às gestantes e puérperas reforcem sua contribuição para reduzir danos, tanto para a mulher quanto para a criança que ainda vai nascer”, destacou a enfermeira Gerda Costa.

As participantes reforçaram que o seguimento do pré-natal diferenciado, baseado na história clínica e no exame físico direcionado, além da adoção de medidas profiláticas e diagnóstico precoce, continua sendo a abordagem mais eficaz contra a mortalidade materna por pré-eclâmpsia e outras formas de hipertensão na gestação.

Outro destaque da conferência virtual foi o protocolo que orienta a prescrição regular de Ácido Acetilsalicílico (AAS) e a suplementação do carbonato de cálcio+colecalciferol, durante o pré-natal para mulheres que apresentam risco de desenvolver pré-eclâmpsia. Essas medidas reduzem em até 70% as possibilidades de complicações durante o parto.

A pré-eclâmpsia é uma condição apresentada por algumas mulheres durante a gravidez, caracterizada pela hipertensão e proteinúria, que é a presença de proteínas na urina, podendo comprometer a saúde da mãe e do bebê.

Texto e fotos – Divulgação / Semsa

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Com mais três edições, roteiro do ‘Vivendo o Nosso Centro’ amplia vagas para tour da prefeitura

Redação Am

Prefeitura realiza obras de revitalização no canteiro central do conjunto Belvedere

Redação Am

Prefeitura de Manaus realiza Feira de Ciências em escolas da zona Leste da cidade

Redação Am