Portal Uno Midias
Cultura

Live: Wilson Nogueira lança a terceira edição do livro ‘O Andaluz’, neste sábado

Foto: Divulgação

Para marcar o lançamento do novo livro do escritor Wilson Nogueira , a Editora Valer realiza neste sábado (05), às 10h, uma live direto do facebook para apresentar a obra intitulada ‘O Andaluz’, com direito a convidados ilustres em um bate-papo com Dílce Pio, professora de Teoria Literária da UEA, Venício Garcia, graduado em Letras e Especialista em Linguística do Texto pela UFPA, Rafael Serrão, radialista, graduado em Letras pela UEA/Autazes, Ivânia Vieira, jornalista, escritora e professora de Jornalismo da FIC/Ufam e Gleidys Maia, professora de Literaturas de Língua Portuguesa e Literaturas Latino-americanas da UEA, com mediação de Neiza Teixeira, filosofa e coordenadora editorial da Valer.

O Andaluz é uma narrativa inspirada nas contradições entre realidade e não realidade ou realidade e ficção. Logo, as personagens do livro caminham sobre esse fio tênue que, como muitos acreditam, separam essa visão de mundo. Mas essa é a proposta do escritor. O leitor, certamente, terá as suas conclusões, porque há espaço para isso.

“Escrevi esse livro nos momentos de fuga da realidade, nos momentos enfadonhos daquilo que chamamos cotidiano. A realidade da notícia jornalística, por exemplo. Então, nessas horas aproveitava para mergulhar no mundo da ficção, da criação literária, para me libertar das pirâmides normais ou invertidas; e, claro, chamava também a lucidez para essas reflexões caóticas”. explicou Wilson.

Ainda segundo o autor, O Andaluz reaparece de cara nova, mais arejado e cheio de charme, graças a competência criativa da Laís e do Heitor Costa, do Núcleo Editorial da Valer.

“Não é pouco, entretanto, chegar à terceira edição. Isso significa que o livro cativou leitores. É gratificante ver algo que criamos correndo mundo, passando de mão em mão, despertando interesse dos leitores e leitoras. Claro, o livro não viaja sozinho. Precisa de um empurrão, e esse é dado pela Editora e sua logística de distribuição, de venda e de divulgação. A Valer faz esse trabalho com competência”.
“Aos leitores só muita gratidão. Obrigado pela parceria, porque sem leitores não há livros. Aliás, o livro só alcança sentido, por sinal outros sentidos, nas mãos e nas mentes dos leitores. Espero vocês na live deste sábado, para uma conversa com pessoas que leram, gostaram, estudaram e divulgaram O Andaaluz”. Ressaltou o escritor.

A live será transmitida pela página oficial no facebook da editora Valer.

Sobre o autor

Wilson Nogueira é Jornalista, sociólogo e escritor, natural de Parintins (AM) migrou para Manaus no final da década de 1970. Atuou nos jornais de Manaus até 2008 e, atualmente, é editor, juntamente com a jornalista e professor Maria do Rosário, do site amazONamazônia, dedicado à cobertura de temas amazônicos. É doutor e mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA/Ufam). É PHD em Ciências da Comunicação (PPCCOM/Ufam)

Sobre o livro

O autor nesta obra nos ensina a arte de viajar sem ser necessário o avião, o trem, o ônibus, o metrô, o monotrilho. O andaluz é ousado nas andanças que vai concretizando no mundo e para além dele, passando pela mitologia e reabrindo as portas dos rituais para realizar uma união entre povos e uma legião de rejeitados.

Para a jornalista e professora Ivania Vieira, dezesseis anos se passaram desde a primeira edição de Andaluz, em 2005. Quantas histórias vividas nesse tempo, quantas mudanças ocorridas no mundo, no Brasil. Saímos de um tempo de ampla participação e barulho grande para chegarmos a este 2021 de retrocessos e posturas autoritárias.

“Talvez, o Andaluz, difícil de caber numa caixa de definição, tenha dado um tempo em sua viagem feita ora em voo ora em canoa. Agora espia, com olhar comprido, as coisas da vida e revire a cabeça tentando compreender o sentido da vida”. Ressaltou Ivania.

A terceira edição do livro de autoria do jornalista, escritor, sociólogo e Prof. Wilson Nogueira chega as nossas mãos em momento crucial: acatar o desmando que mata ou fazer barulho e resistência na defesa da vida? Parece que Andaluz está destinado a cumprir função de vigilância, engatar as boas forças e tecer a colcha da reação pelas palavras escritas na viagem imaginária nascida na metade dos anos 2000.

“Se um coração, reparado, seguiu batendo forte e fez circular o primeiro jeito de Andaluz a partir da Amazônia. Nesta terceira edição, do alto da palmeira que toma conta da capa da publicação, andamos à caça de luz. Quem sabe possamos fisgar o ritmo dessa viagem e, juntas, seguirmos com muitos corações em recuperação na batida forte em favor da vida de todas e de todos”. Destacou Ivania.

Ivania Vieira é Jornalista, escritora e Professora na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), membro-fundadora do Movimento de Mulheres Solidárias do Amazonas (MUSAS), e da Frente Amazônica de Mobilização em Defesa dos Direitos Indígenas (FAMDDI), doutora em Processos Socioculturais na Amazônia.

Serviço: Live de lançamento do livro ‘O Andaluz’, terceira edição

Data: 05/06/2021
Horário: 10h (horário de Manaus)
Local: Facebook Editora Valer (facebook.com/editoravaler).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Editora Valer

Foto: Divulgação

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Rio Preto da Eva recebe Espetáculo teatral ‘A Bolha’

Jamil Maciel

Programa Rouanet Norte está com inscrições abertas

Redação

Prefeitura de Manaus anuncia retorno do Festival Folclórico do Amazonas em junho

João Alves