Portal Uno Midias
Governo do Amazonas

Grupo criado pelo Governo do Amazonas discute plano de ação para universalização dos serviços de saneamento básico

Instituído em agosto deste ano, o GT tem o propósito de integrar as ações para avançar no cumprimento das metas do Marco Legal 

O Governo do Amazonas realizou, nesta terça-feira (28/11), a 1ª Reunião Extraordinária do Grupo de Trabalho do Marco Legal do Saneamento. O grupo tem como objetivo promover a integração das políticas públicas estaduais, visando estabelecer e implementar as ações necessárias para o alcance das metas de universalização dos serviços, previstas no Marco Legal do Saneamento.  

A reunião foi realizada na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O grupo discutiu a formulação de projetos e estudos para a implantação do sistema regionalizado dos serviços e estruturas da Microrregião de Saneamento Básico do Estado do Amazonas, prevista na Lei Estadual Complementar 214, de agosto de 2021. 

Entre as atribuições do GT estão a implantação do Colegiado que definirá a forma da gestão administrativa da Microrregião; do Comitê Técnico, do Conselho Participativo e das Câmaras Técnicas. Também serão realizados Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica, incluindo a captação de recursos e Ambiental (EVTEA), além da formulação e aprovação do Plano Regionalizado de Saneamento Básico. 

Instituído pelo decreto estadual 47.892, de agosto de 2023, o grupo é formado por representantes da Sedurb, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama). Os trabalhos do GT estão previstos para serem concluídos em agosto de 2024 com a implantação das ferramentas de gestão da Microrregião. 

Conforme o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, o Grupo Técnico recebeu do governador Wilson Lima a missão de estabelecer um plano para implantação das ações do Marco Legal e para avançar nas políticas de saneamento básico no interior, em especial. “É uma prioridade da sua gestão e estamos determinados a cumprir”, explicou o secretário. 

Marcellus Campêlo reforçou que o Estado já realiza ações estruturantes voltadas para o cumprimento das metas do Marco Legal, a exemplo dos investimentos em saneamento básico na capital, por meio do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e nos municípios, por meio do Programa de Saneamento Integrado (Prosai). Outra ação importante está sendo realizada por meio do programa Amazonas Meu Lar, que prevê a implantação de infraestrutura urbana e saneamento básico. 

O diretor-presidente da Cosama, Armando do Vale, destacou as ações do programa Água Boa, que instala purificadores de água em comunidades rurais.  Também ressaltou a importância do trabalho integrado, uma vez que a questão do saneamento envolve várias secretarias e órgãos, cada uma na sua competência.  

“A Cosama tem um papel consultivo e operacional. Ao longo de 54 anos de história, tem sido uma força impulsionadora na melhoria dos serviços de saneamento em nosso Estado. E, agora, estamos unindo forças com um grupo dedicado a levar melhorias para aqueles que mais necessitam, que são os moradores do interior. Estamos determinados a fazer a diferença e garantir o acesso universal ao serviço essencial de saneamento básico’’. 

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, destacou as ações realizadas pela pasta responsável pela política de recursos hídricos e gestão das bacias hidrográficas. Também participaram da reunião o diretor-presidente da Arsepam, João Paulo Rufino, e o secretário Executivo da Sedecti, Marco Antônio de Oliveira Vilela. 

Foto: Tiago Corrêa / UGPE

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Amazonas realiza programação alusiva ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Redação Am

Governo do Amazonas avança com obra de conclusão do Centro de Convivência do Idoso de Borba

Redação Am

Sefaz divulga nomes dos premiados em mais um sorteio da Campanha Nota Fiscal Amazonense

Redação Am