Portal Uno Midias
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas realiza visita técnica em prédio para implantação de unidade do PAC em Tabatinga

Dando continuidade às ações sociais do Governo do Amazonas, a titular da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Mirtes Salles, e a secretária executiva de Cidadania da pasta, France Mendes, estiveram nesta segunda-feira (31/05) em Tabatinga (distante 1.108 quilômetros de Manaus), para dar início a um estudo que visa a implantação de uma unidade de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) no município.

A ação faz parte do pacote de investimentos anunciado pelo governador Wilson Lima, que destinará R$ 15 milhões ao setor social na capital e interior do Estado. A meta é ampliar os serviços dos PACs para mais cinco municípios. Os investimentos foram divulgados pela primeira-dama do Amazonas, Taiana Lima, durante o 1º Encontro de Primeiras-Damas dos Municípios do Amazonas, ocorrido no dia 23 de abril.

“Essa visita faz parte da ampliação dos PACs para o interior do Amazonas. O governador Wilson Lima solicitou que a Sejusc fizesse essa ampliação para dar mais dignidade ao povo do interior, pois existem municípios que esperam até seis meses para emissão de um Registro Geral [RG], e, com a instalação de um PAC, a emissão é feita no mesmo dia. Esses e outros serviços realizados no local trazem mais agilidade aos municípios”, disse Mirtes Salles.

A secretária executiva de Cidadania da Sejusc, France Mendes, destacou que a ação reforça os princípios da pasta, de executar ações que atendam às demandas da população na capital e interior do Estado.

“Com a pandemia tudo se acumulou. As pessoas ficaram sem documentação e algumas também perderam seus documentos. Por isso, o Governo do Amazonas está com esse olhar direcionado aos municípios, tanto os que estão com problemas relacionados à enchente dos rios, quanto aos que não foram atingidos. É um grande avanço, estamos chegando em vários locais levando cidadania para a população”, disse France.


Para o prefeito de Tabatinga, Saul Bemerguy, a chegada de um PAC ao município é uma das solicitações mais recorrentes da população local e adjacências. “O PAC será muito importante, referência para tríplice fronteira e irá melhorar a cidadania, o lado social e humano. Temos centenas de pessoas precisando desse serviço para poder se aposentar, por exemplo, e muitas outras pessoas que necessitam emitir o RG. Ou seja, precisamos muito desse serviço”, afirmou.

PACs – Ao todo, a Sejusc coordena 13 unidades do PAC, sendo nove na capital e quatro em outros municípios: Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru e Parintins. A primeira unidade do PAC foi inaugurada no dia 20 de março de 1998, no bairro São José, na zona leste de Manaus.

FOTOS: Divulgação / Sejusc

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a estiagem no estado nesta quinta-feira (02/11)

Redação Am

Governo do Amazonas prepara ações para início da reforma e ampliação do Hospital Francisca Mendes

Redação Am

Governo do Amazonas recepciona mais de 7 mil cruzeiristas, em março

Redação Am