Portal Uno Midias
Manaus

Escolas particulares pressionam por retorno total de aulas presenciais em Manaus

As escolas particulares de Manaus querem o retorno presencial das aulas na sua totalidade. A deputada estadual, Therezinha Ruiz (PSDB) que é presidente da Comissão de Educação, é a favor da proposta e pediu ao governador Wilson Lima (PSC) autorização para o retorno total. A solicitação foi feita em plenário durante a sessão desta quinta-feira, 15/07, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Therezinha Ruiz apresentou um requerimento em forma de indicativo solicitando a flexibilização do protocolo que autoriza o retorno das aulas da rede de ensino privada, em razão da pandemia da Covid-19.

Segundo a parlamentar, desde o retorno das aulas, no mês de março, não foram registrados índices de contágio por Covid-19 significativos que justifiquem a manutenção do decreto que autorizou o retorno às aulas das escolas particulares, conforme demonstrado no ‘VI Relatório Técnico Parcial 2021 – Vigilância Ativa nas Escolas e Testagem Rápida dos Profissionais de Educação da Rede Privada de Ensino’.

“Dos 131 casos notificados das escolas, somente 3% foram de professores. Os outros casos, que são 49 casos aproximadamente, são de administrativos, serviços gerais, porteiros e em três somente de alunos. Alguns casos foram no seio da família que adquiriram o vírus do Covid. As escolas particulares estão passando por momentos dificílimos, momento de não ter como pagar suas dívidas do mês, seus boletos de luz, água e outros” destacou a parlamentar.

Na justificativa do projeto protocolado nesta quinta-feira, Therezinha, ainda cita, o avanço da vacinação e a diminuição dos casos da doença, na capital.

Sindicato

De acordo com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe/AM),  há diversas tratativas com o governo para liberar o retorno total das aulas.

“Tratativas tanto de conversas, quanto através de documentos, de e-mails, de ofícios e de documentos oficiais. O Sinepe, hoje, tem uma visão, uma segurança e de que as escolas estão dentro do protocolo para que tenha essa volta de uma maneira segura. Então, a gente vem aliando toda a nossa possível volta, 100%, com a FVS tratando diretamente com o governo e com as associadas através de orientações, de capacitações, de reciclagens e sempre atualizando os protocolos de segurança”, relatou a vice presidente do Sinepe/AM, Laura Cristina Vital.

Ainda segundo o Sinepe, uma reunião está marcada entre o sindicato e o governo para a próxima terça-feira, 21 de julho.

*Com informações de Toda Hora

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Parceria entre Seap e Cetam garante oferta de capacitações para internos, egressos e familiares do sistema prisional

Redação Am

Assinada ordem de serviço para construção do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, em Manaus

Redação

Wilson Lima anuncia implantação de iluminação LED em Eirunepé

Redação Am