Portal Uno Midias
Cidade

Integração para Distrito Turístico marca reunião entre prefeitura e Suframa

Mais um passo importante para a construção ampla dos conceitos e projetos para o Distrito Turístico pela parceria Prefeitura de Manaus e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) foi dado nesta quarta-feira, 14/7, durante reunião na autarquia federal com o superintendente Algacir Polsin, equipes da prefeitura e membros dos Grupos Técnicos (GTs) de Mobilidade Urbana e de Revitalização do Distrito Industrial.

Os GTs devem convergir e se integrar para atuar em uma construção equilibrada, visando a uma ampla revitalização de infraestrutura, segurança, mobilidade e na área de negócios, turismo, lazer e tecnologia para o bairro nos próximos meses. Os gestores das entidades federal, estadual e municipal estiveram reunidos na sede da Suframa para alinhar os conceitos das propostas apresentadas pela prefeitura, pela equipe técnica do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

O superintendente Algacir Polsin frisou que o trabalho é baseado fortemente na criação de sinergias e em ações de articulação e de integração com diversas entidades e órgãos, o que permite avanço em projetos estratégicos para a geração de emprego e renda e para o fortalecimento do ambiente de negócios para a economia regional.

“A proposta do prefeito David Almeida, a do Distrito Turístico, é muito além do que se previa dentro dos grupos técnicos, que devem trabalhar unificados e integrados para a revitalização. Parabenizo as ações feitas, destacando a importância da sinergia, de irmos na mesma direção”, destacou Polsin.

Ele ainda agradeceu a energia da Prefeitura de Manaus, com a visão do prefeito David Almeida de olhar para o que é Manaus. Aqui é Manaus, é uma área federal, estadual e municipal. Nossa condição é muito importante”, finalizou.

Conceito

O diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, lembrou que a missão recebida pelo prefeito foi de construir um projeto para o Distrito Industrial que o transformasse em destaque turístico dentro da capital, nos padrões do que existe no Parque Complexo Ponta Negra, dando visibilidade a tão importante região da cidade, grande fonte de receitas e riquezas do Estado.

“Apresentamos ao superintendente, ao staff da Suframa e às instituições dos GTs presentes, capitaneados pelo Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), os projetos, conceitos e propostas para realizar o Distrito Turístico. Os projetos liderados pelo Implurb foram muito bem recebidos e deixamos agenda marcada para o próximo mês, seguindo com os grupos técnicos para entrar na fase mais executiva”, mencionou Valente.

A ideia de construir e reavivar um novo Distrito para Manaus já foi tema de reuniões, foi pauta do prefeito David Almeida no Conselho de Administração da Suframa (CAS) e integra as ações do programa de crescimento econômico e social “Mais Manaus”, que soma, para os próximos dois anos, investimentos da ordem de R$ 1,2 bilhão.

Apresentação

A vocação econômica industrial e tecnológica do Distrito o faz um polo eminentemente produtor de riqueza e o objetivo de um novo Distrito é pensar na humanização para mais de 100 mil trabalhadores que circulam pelo bairro diariamente, entre efetivos, temporários e mão de obra terceirizada.

O diretor-presidente do Implurb citou o Museu da Indústria, cuja ideia foi apresentada pelo prefeito no “Mais Manaus”, que se junta a um parque urbano linear, com dinâmica amazônica, mas agregado à tecnologia, incluindo uma arena de robótica com eventos mundiais.

Em infraestrutura urbanística, um dos pontos é recuperar o calçadão da Suframa, com áreas verdes, de convivência, paisagismo, playground e mobiliários, e ampliar os serviços oferecidos para quem chega ou parte pela BR-319. Ainda existem estudos para ocupar áreas deterioradas como da antiga Siderama e do Cecomiz, com operações comerciais e turísticas, tendo o reforço do capital privado.

Obras

Importantes obras de revitalização viária do Distrito Industrial estão em curso via Prefeitura de Manaus, por meio de convênio firmado com a Suframa, já mudando a realidade para o Polo Industrial de Manaus. Diversas rotatórias e vias já foram revitalizadas mediante reparo de calçadas e de meios-fios, troca total de pavimento, serviços de drenagem profunda e paisagismo, entre outros.

O GT de Mobilidade Urbana tem como participantes o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Do GT de Revitalização participam, pela Suframa, a Coordenação-Geral de Recursos Logísticos (CGRLOG), Coordenação-Geral de Análise de Projetos Industriais (CGPRI), Superintendência-Adjunta de Projetos (SPR) e Superintendência-Adjunta Executiva (SAE). No grupo estão ainda o Implurb, Grupo de Gestão Integrada (GGI), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) e Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).

Da equipe do Implurb, participaram da reunião o vice-presidente, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, e o diretor de Planejamento, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura abre programação da campanha contra o câncer de mama e do colo do útero

Redação Am

Prefeitura constrói escada de acesso às embarcações na orla da Manaus Moderna

Redação Am

Prefeitura reinaugura escola São Luiz sem reforma há mais de 20 anos

Redação Am