Amazonas

Em Rio Preto da Eva, campanha ‘Floresta Faz a Diferença’ promove educação ambiental e conscientização

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), juntamente com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado de Educação e Desporto e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realiza nesta quarta-feira (27/10), no município de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus), a última etapa da campanha “Floresta Faz a Diferença” na Região Metropolitana de Manaus.

A programação, que tem o objetivo de conscientizar a população contra o desmatamento e as queimadas ilegais, teve início ontem (26/10), na Escola Estadual Rio Preto da Eva, contando com palestras e debates acerca da importância de se manter vigilante para o combate dos crimes ambientais. Representantes de instituições, lideranças do município, professores da rede básica e alunos do Ensino Médio estiveram presentes no primeiro encontro.

Hoje (27/10), a Biblioteca Móvel do Ipaam, que leva cerca de 600 exemplares de livros de educação ambiental, estará nas dependências do local, realizando atividades lúdicas e oficinas de leitura com os estudantes. A atividade será coordenada pelo assistente técnico do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Instituto, Gilmar Ribeiro, que destaca a força da educação ambiental como instrumento de conscientização e transformação por meio da campanha.

“Já realizamos a campanha em 13 municípios da Região Metropolitana de Manaus. A união das entidades abriu portas para que pudéssemos realizar atividades de sensibilização sobre a importância do cuidado ambiental por meio da educação, impulsionando a população para a mudança de atitude urgente em relação às queimadas e desmatamento em nosso estado”, pontuou.

Além das ações na Biblioteca Móvel, o analista ambiental da Gerência de Controle Agropecuário (GCAP) do Ipaam, Clemerson de Sales, dará continuidade às discussões no auditório da Escola Estadual Rio Preto da Eva, prestando esclarecimentos e orientando os presentes no evento.

Rede de conscientização – Segundo dados do NEA, aproximadamente 4 mil multiplicadores das mensagens e orientações educativas participaram diretamente das atividades da campanha, entre eles gestores de escolas, estudantes, representantes de instituições públicas e privadas, lideranças comunitárias e voluntários que abraçaram a causa.

A campanha “Floresta Faz a Diferença” esteve nos principais municípios da Região Metropolitana da capital, sendo eles: Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Itacoatiara, Silves, Itapiranga, Presidente Figueiredo, Autazes, Careiro, Careiro da Várzea, Manaquiri e Manaus.

Nas cidades, além do apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente, estiveram participando em parceria as secretarias municipais das áreas de Educação, Saúde e Cultura; Guardas Municipais; Defesa Civil; Polícia Militar do Amazonas (PMAM); Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM); Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam); e sindicatos rurais.

FOTOS: Divulgação/Ipaam

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Departamento de Polícia Técnico-Científica do AM recebe premiação inédita em evento internacional

Redação Am

Amazonas conclui inscrição de projetos para serem atendidos na primeira fase do Novo PAC do Governo Federal

Redação Am

Amazonas encerrou 2021 com crescimento de 315% na criação de empregos formais, aponta Caged

Redação Am
Sair da versão mobile