O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, dará início às atividades do projeto “Fazenda Escola” a partir de fevereiro de 2022. A iniciativa, que visa aproximar estudantes de Ensino Fundamental das atividades do setor primário para conhecimento das potencialidades econômicas do Estado, integra o programa “Educa+Amazonas”, lançado em julho de 2021, pelo governador Wilson Lima.
A Fazenda Santa Rosa, no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), venceu a chamada pública para concessão de espaço não-formal, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). O espaço deve receber cerca de 43 mil estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
O projeto “Fazenda Escola” está em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e consiste em uma formação mais ampla para os estudantes da rede estadual, valorizando conhecimentos historicamente construídos e o avanço das ciências, entendendo as relações do mundo do trabalho e o exercício da cidadania, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis, inclusivos e solidários, proporcionando, assim, maiores experiências para a vida cotidiana em ambiente rural.
A secretária de educação, Kuka Chaves, reforça como a implementação da política será benéfica para os alunos, por despertar a responsabilidade com a preservação e a manutenção do meio ambiente.
“A experiência de estudar em meio à natureza dá a oportunidade aos nossos estudantes de ter maior consciência e cuidado com coisas que, normalmente, não fazem parte do dia a dia, o que é enriquecedor para a educação deles. É um projeto importante e que, certamente, vai ser tão bem-sucedido quanto os outros 12 do Educa+Amazonas”, destaca a secretária.
As equipes da Secretaria de Educação iniciaram a preparação do espaço com uma visita técnica para definir como será executado o projeto, de acordo com a diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe). “Estivemos na Fazenda Santa Rosa, visitando os espaços, analisando possibilidades de adaptações pedagógicas e socioambientais, verificando como os docentes e demais membros da equipe escolar podem articular os diversos saberes oriundos da fazenda, com o nosso currículo do Ensino Fundamental”, explicou.
Público – Voltado aos alunos do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental, o projeto, inicialmente, atenderá as escolas localizadas em Manaus e dos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão.
O projeto é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação e Desporto com a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e Fazenda Santa Rosa, que vai beneficiar 43 mil estudantes.
Após o período de proximidade com as práticas, os alunos que participarem do Projeto “Fazenda Escola” participarão de feiras, exposições e outras atividades pedagógicas em suas escolas, para mostrar os conhecimentos adquiridos.
FOTOS: Eduardo Cavalcante / Seduc/AM