Manaus

Conferência Estadual de Assistência Social discute avanços das políticas públicas da área social durante dois dias em Manaus

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), realiza, nesta quarta-feira (27/10) e na quinta (28/10), a 13ª Conferência Estadual de Assistência Social. O encontro começa nesta quarta, às 15h30, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, com a participação de delegados eleitos nas conferências realizadas nos 62 municípios, além de representantes do Ministério da Cidadania.

O tema da Conferência deste ano é “Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir Proteção Social”.

A secretária da Seas, Alessandra Campêlo, que preside também o Ceas, explica que o objetivo do encontro é abordar, avaliar e debater a aplicação da política de assistência social no estado nos últimos dois anos.

“A conferência é um espaço democrático no qual os representantes dos governos estadual e municipais, além da sociedade civil e das organizações socioassistenciais, discutem as políticas públicas da assistência social e avaliam a sua execução. O encontro também apresentará propostas que vão possibilitar novos avanços para a área no estado”.

Ministério presente – Além dos gestores estaduais e municipais, a 13ª Conferência Estadual de Assistência Social contará com a participação de secretários de pastas ligadas ao Ministério da Cidadania, vindos de Brasília.

A comitiva já chegou a Manaus e, na terça-feira (26/10), esteve em Autazes (a 113 quilômetros da capital) para conhecer de perto os desafios de levar assistência social a quem dela necessita em meio às dificuldades logísticas e estruturais da Amazônia.

Tema principal – O ponto alto da programação do primeiro dia do evento acontece às 17h30, com a Conferência Magna sob o tema: “Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. A expositora será a assistente social Andreia Carla Santana, mestra em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Segundo dia – A conferência prossegue na quinta-feira (28/10), a partir das 9h, no Centro de Convenções Vasco Vasques, com as discussões em cinco diferentes eixos temáticos e a eleição dos delegados que vão representar o estado na 12ª Conferência Nacional de Assistência Social. O encerramento acontece às 18h30.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira, dia 27 de outubro

15h30 – Abertura com a fala das autoridades estaduais, municipais e federais

17h30 – Conferência Magna com o tema: “Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social” (Conferencista Andreia Carla Santana, assistente social e mestra em Políticas Públicas pela UFMA)

Quinta-feira, dia 28 de outubro

Das 9h às 12h15 – Salas temáticas dos eixos simultâneos

9h – Sala 1 – Eixo 1 – A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades – Expositora Andreia Carla Santana, assistente social e mestra em Políticas Públicas pela UFMA

9h – Sala 2 – Eixo 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais – Expositor Nixon Fonseca, coordenador do Fundo Estadual de Assistência Social do Amazonas

9h – Sala 3 – Eixo 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a importância da participação dos usuários – Expositor Carlos Nambu, do Conselho Nacional de Assistência Social

9h – Sala 4 – Eixo 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social – Expositora Laudenise Oliveira, assistente social e secretária adjunta da Seas-AM

9h – Sala 5 – Eixo 5 – Atuação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em situações de calamidade pública e emergências – Expositora Eldilene Alves, assistente social e presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) e secretária municipal de Assistência Social de Manaquiri

14h às 18h – Apresentação das propostas formuladas nos grupos de trabalho

18h – Eleição dos delegados que vão representar o Amazonas na 12ª Conferência Nacional de Assistência Social

18h30 – Encerramento

FOTOS: Miguel Almeida/Seas

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Ônibus do transporte coletivo bate contra casa em Manaus

João Alves

Iniciativa Amazônia +10 conta com adesão de 17 estados para investimento em pesquisas na região

Redação Am

Beneficiários do Auxílio Estadual agradecem cartões recebidos nos postos de atendimento de Manaus

Redação Am
Sair da versão mobile