Amazonas

Campanha de Multivacinação no Amazonas inicia nesta sexta-feira

Começa nesta sexta-feira (1º/10), a Campanha Nacional de Multivacinação no Amazonas para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, que deixaram de tomar vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). A campanha é coordenada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). As doses serão aplicadas até o dia 29 de outubro em todo o país, conforme o Ministério da Saúde.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o objetivo da campanha é possibilitar que as crianças e adolescentes, que estão com pendências de vacinação, atualizem a caderneta de vacina. “A vacina é nossa importante arma e precisamos evitar que algumas doenças, que já estão erradicadas, retornem. Por isso, é muito importante que todos busquem atualizar o cartão de vacina”, destaca Tatyana.

As doses de vacina já foram distribuídas a todos os municípios do Amazonas, segundo informou a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI) da FVS-RCP, Izabel Nascimento. “Solicitamos todo o empenho das secretarias municipais de saúde dos municípios para que possamos alcançar o máximo possível de crianças e adolescentes com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais”, disse.

Vacinas disponíveis – Dentre as vacinas que estarão disponíveis nos postos na campanha estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela, HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano) e ACWY para adolescentes.


Referência –
 A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Deputado confronta Amazonas Energia e defende Lei que proíbe cortes por inadimplência

Jamil Maciel

Comandante do CBMAM acompanha obras de reforma do bumbódromo de Parintins

Redação Am

Amazonas vai suspender vacinação contra febre aftosa em 2022

Redação Am
Sair da versão mobile