Portal Uno Midias
Amazonas

Amazonprev conclui digitalização de mais de 37 mil processos previdenciários de aposentados e pensionistas do AM

Após 12 anos do início da digitalização documental de aposentadorias e pensões, a Coordenadoria de Administração de Arquivo da Fundação Amazonprev concluiu esta semana a virtualização de mais de 37 mil processos previdenciários.

A marca histórica foi comemorada pela instituição em uma reunião, nesta sexta-feira (09/07), com os servidores do órgão e representantes das empresas parceiras no projeto de gestão inteligente de documentos: a Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), que garante a prestação de serviços de tecnologia da informação, e a Arquivar, responsável pela organização e conversão de documentos físicos em eletrônicos.

“Dentre os diversos arquivos que já tive a oportunidade de conhecer (por todo o país), o da Fundação Amazonprev me chamou atenção logo de primeira. A organização com cada processo é de se orgulhar. Considero esse dia um salto na implementação de métodos de projetos e metas a serem seguidos por outros estados da federação, graças à responsabilidade e compromisso da instituição”, elogiou o sócio-proprietário da Arquivar, Laércio Gonçalves.

Para o diretor-presidente da Prodam, Lincoln Nunes, a experiência exitosa dos processos de arquivamento digital da Amazonprev vão servir de exemplo para a execução dos mesmos serviços em outras secretarias estaduais. “Com a excelência e inovação da Amazonprev, junto a Arquivar, podemos continuar contribuindo para o desenvolvimento de soluções até para outras secretarias. Agradecemos a instituição de previdência pela confiança e apoio”, justificou.

Em seu discurso, o presidente da Amazonprev, André Luiz Zogahib enfatizou que, ao assumir a gestão da instituição, em 2019, teve como uma das metas iniciais a indexação e transferência dos documentos previdenciários e administrativos da modalidade física para a digital. “E, agora, esse projeto chega à marca de quase 40 mil processos que passam a ter fácil e rápida identificação, catalogação e localização dos documentos originais com apenas um clique”, detalhou Zogahib.

A chefe da Coordenadoria, Ana Célia Alencar, lembrou que os avanços obtidos diariamente no arquivamento de documentos é fruto da dedicação e compromisso da instituição junto ao Arquivo Público, órgão subordinado à Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead). “Buscamos constantemente soluções e projetamos cenários com a tendência em modernizar e tornar realidade a virtualização dos processos previdenciários”, observou a servidora.

75 anos de história – O arquivo geral da Amazonprev conserva processos físicos que datam de 1946, época em que aposentadorias e pensões eram administradas pela Sead/IPASEA/IPEAM. A demanda pela digitalização de documentos tende a crescer com a evolução da era digital, oferecendo diversos benefícios à instituição previdenciária do Amazonas. Como, por exemplo, a liberação de espaço físico, a preservação dos documentos, o acesso imediato a todas as informações nas plataformas digitais, o compartilhamento simultâneo entre diversos setores e até a preservação do meio ambiente.

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Sine Amazonas divulga 168 vagas de emprego para esta terça-feira

Redação Am

Governo do Estado realiza ação integrada para atender pescadores da região do baixo Amazonas, em Parintins

Redação Am

Expoagro 2021 impulsiona recuperação econômica do setor primário

Redação Am