Após 12 anos do início da digitalização documental de aposentadorias e pensões, a Coordenadoria de Administração de Arquivo da Fundação Amazonprev concluiu esta semana a virtualização de mais de 37 mil processos previdenciários.
A marca histórica foi comemorada pela instituição em uma reunião, nesta sexta-feira (09/07), com os servidores do órgão e representantes das empresas parceiras no projeto de gestão inteligente de documentos: a Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), que garante a prestação de serviços de tecnologia da informação, e a Arquivar, responsável pela organização e conversão de documentos físicos em eletrônicos.
“Dentre os diversos arquivos que já tive a oportunidade de conhecer (por todo o país), o da Fundação Amazonprev me chamou atenção logo de primeira. A organização com cada processo é de se orgulhar. Considero esse dia um salto na implementação de métodos de projetos e metas a serem seguidos por outros estados da federação, graças à responsabilidade e compromisso da instituição”, elogiou o sócio-proprietário da Arquivar, Laércio Gonçalves.
Para o diretor-presidente da Prodam, Lincoln Nunes, a experiência exitosa dos processos de arquivamento digital da Amazonprev vão servir de exemplo para a execução dos mesmos serviços em outras secretarias estaduais. “Com a excelência e inovação da Amazonprev, junto a Arquivar, podemos continuar contribuindo para o desenvolvimento de soluções até para outras secretarias. Agradecemos a instituição de previdência pela confiança e apoio”, justificou.
Em seu discurso, o presidente da Amazonprev, André Luiz Zogahib enfatizou que, ao assumir a gestão da instituição, em 2019, teve como uma das metas iniciais a indexação e transferência dos documentos previdenciários e administrativos da modalidade física para a digital. “E, agora, esse projeto chega à marca de quase 40 mil processos que passam a ter fácil e rápida identificação, catalogação e localização dos documentos originais com apenas um clique”, detalhou Zogahib.
A chefe da Coordenadoria, Ana Célia Alencar, lembrou que os avanços obtidos diariamente no arquivamento de documentos é fruto da dedicação e compromisso da instituição junto ao Arquivo Público, órgão subordinado à Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead). “Buscamos constantemente soluções e projetamos cenários com a tendência em modernizar e tornar realidade a virtualização dos processos previdenciários”, observou a servidora.
75 anos de história – O arquivo geral da Amazonprev conserva processos físicos que datam de 1946, época em que aposentadorias e pensões eram administradas pela Sead/IPASEA/IPEAM. A demanda pela digitalização de documentos tende a crescer com a evolução da era digital, oferecendo diversos benefícios à instituição previdenciária do Amazonas. Como, por exemplo, a liberação de espaço físico, a preservação dos documentos, o acesso imediato a todas as informações nas plataformas digitais, o compartilhamento simultâneo entre diversos setores e até a preservação do meio ambiente.