Portal Uno Midias
Saude

Agosto Dourado: Semana Mundial de Aleitamento Materno inicia com palestra e homenagem a doadoras

Com foco na proteção da amamentação, a 11ª edição da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), terá abertura simbólica no Instituto da Mulher Dona Lindu, na segunda-feira (02/08), com palestras e homenagens às doadoras de leite humano do Amazonas.

Com o tema “Proteger a Amamentação: Uma Responsabilidade de Todos”, a SMAM destaca como a amamentação contribui para a sobrevivência, saúde e bem-estar de todos, e o imperativo de proteger a amamentação em todo o mundo.

“Toda a programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno é indispensável porque reafirma a importância da amamentação, já que o leite materno é o alimento completo para o bebê nos primeiros seis meses de vida”, ressaltou a coordenadora estadual de Saúde da Criança, Rhamilly Amud Karam.

A coordenadora enfatiza ainda que o aleitamento materno é uma responsabilidade compartilhada por todos. “É hora de informar, enfocar, engajar-se e articular ações para proteger e apoiar o aleitamento materno, e com isso ajudar a garantir a sobrevivência, a saúde e o bem-estar das crianças e de suas famílias, fundamental para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável, não deixando ninguém para trás”, finalizou.

Neste ano, a programação está sendo organizada pela Secretaria Executiva Adjunta de Política em Saúde (Seaps), por meio da Coordenação de Saúde da Criança e em parceria com os Bancos de Leite Humano e a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Durante todo o mês de agosto, haverá diversas atividades como exposições, palestras e oficinas nas maternidades da capital e do interior, incluindo a implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) nos municípios.

Cursos e oficinas – Entre os dias 2 e 7 de agosto, as maternidades da rede de saúde estadual realizam cursos e oficinas sobre a importância do aleitamento materno para os profissionais de saúde de cada unidade. Os cursos terão carga horária total de até 20 horas.

Agosto Dourado – O nome foi escolhido porque a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o leite materno como o “alimento de ouro” para a saúde dos bebês. São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais.

Para a mulher, também há benefícios, como a redução das chances de câncer de mama e ovário, prevenção de anemia e aumento da segurança acerca da maternidade.

PROGRAMAÇÃO

Dia 2 de agosto – Instituto da Mulher Dona Lindu

8h – Abertura com a participação de autoridades

8h30 – Apresentação da Política Nacional de Atenção à Saúde da Criança. Palestrante: Sandra Cavalcante, gerente de Políticas Estratégicas do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas (Dabe) da SES-AM

9h30 – Apresentação do tema: Proteger a Amamentação: Uma Responsabilidade de Todos. Palestrante: Rossiclei de Souza Pinheiro, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria (SBP)

10h – Entrega de certificados e brindes para as doadoras de leite que contribuíram com os Bancos de Leite Humano (BLH)

11h – Encerramento

FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Ministério elabora programa de atenção à saúde dos funcionários do SUS

Redação

Consultório na Rua oferta inserção do DIU às mulheres em situação de rua 

Redação

Governo do Amazonas recepciona diretora da OMS em visita ao Hospital Delphina Aziz

João Alves