A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) começou a fiscalizar a implantação do sistema de telegestão da iluminação pública da capital. O serviço é uma das obrigações da empresa ManausLuz, previstas no contrato de concessão firmado com a Prefeitura de Manaus.
O diretor de Gestão Energética e Iluminação Pública da Ageman, engenheiro Everaldo Leal, explicou que o sistema de telegestão vai permitir um diagnóstico do funcionamento dos pontos de iluminação de forma remota, tornando mais ágil a informação para o acionamento das equipes de manutenção corretiva.
“Teremos condições de fazer um gerenciamento melhor e mais amplo da concessão, inclusive no futuro, pois teremos uma apuração mais precisa do consumo de energia da iluminação pública, pago pela prefeitura”, afirmou o diretor.
Dos 65 bairros de Manaus que já contam com a iluminação a LED, os equipamentos de telegestão já estão instalados em 26, como no Parque 10 e conjunto Eldorado, Amazonino Mendes, Novo Aleixo e conjunto Cidadão 6 no Nova Cidade.
Conforme a meta contratual, o sistema já deverá cobrir informações de 100% dos pontos de iluminação da cidade até abril de 2022. Nos próximos dias, a ManausLuz deverá encaminhar à Ageman mais informações a respeito do cronograma a ser cumprido e outros detalhes do projeto.