Governo do Amazonas

Adaf realiza nova coleta sorológica em bovinos de 6 a 24 meses

Para garantir que o estado permaneça livre de febre aftosa, o Governo do Amazonas, por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) está realizando uma nova coleta sorológica em bovinos de 6 a 24 meses de idade de 43 municípios pertencentes ao Bloco II do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (Pnefa). A estimativa é que sejam coletadas 4 mil amostras.

De acordo com a fiscal agropecuária médica veterinária da Adaf, Joelma Silva, que coordena o Pnefa no Amazonas, 330 das 9.208 propriedades que compõem o Bloco II serão envolvidas na ação. “O objetivo é detectar a presença de transmissão do vírus da febre aftosa no estado”, explica, acrescentando que o procedimento não requer nenhum aparato especial para ser realizado. “Apenas conter o animal, coletar o sangue, centrifugar e extrair o soro”.

Após a coleta, o material é encaminhado para análise em um dos laboratórios oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A identificação do vírus levaria à declaração de emergência sanitária e colocaria em risco o status e as exportações do país.

A ação é fundamental para manter o status sanitário de livre de febre aftosa com vacinação do estado. Atualmente, o Amazonas tem o reconhecimento internacional de 13 municípios (Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini, Guajará, Envira, Eirunepé, Ipixuna, Itamarati) e parte de Tapauá como zona livre de aftosa sem vacinação. Os demais se encontram livres com vacinação, mas a Adaf trabalha para obter o status sanitário para todo o território estadual. 

Em 2021, na primeira etapa da campanha desses 43 municípios onde estão sendo realizadas as coletas, foram vacinados 92,4% dos animais.

FOTOS: Adaf/divulgação

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Estado intensifica apoio às famílias do Jorge Teixeira após desabamento de terra

Redação Am

Restaurantes populares do Governo do Amazonas serviram 1,2 milhão de refeições em 2021

Redação Am

Acnur e Governo do Amazonas promovem cine debate alusivo ao Dia Mundial do Refugiado

Redação Am
Sair da versão mobile