O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), juntamente com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), firmou uma parceria para a implantação de Unidades de Referência Tecnológica (URT) de mandioca em seis municípios do estado, dentre eles Tefé, Alvarães e Uarini.
“A expectativa é que sejam beneficiadas cerca de 300 pessoas em todos os municípios atendidos, para que haja o resultado esperado”, afirmou Suzamar Santos, extensionista do Idam e coordenador do Projeto Prioritário da Mandioca.
Suzamar e o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa, Antônio Sabino, estiveram nos municípios de Tefé, Alvarães e Uarini para escolher áreas mecanizadas para a implantação de URTs de mandioca utilizando novas tecnologias. As visitas aconteceram no período de 13 a 24 de setembro, e contaram também com a participação de representantes das prefeituras locais e do Instituto Federal do Amazonas (Ifam).
Ainda segundo Suzamar, já estão previstas para o final de outubro as visitas aos municípios de Maués e Tapauá.
A Embrapa se responsabilizará pelos insumos a serem utilizados nas áreas de plantio selecionadas nos municípios. Será elaborado um cronograma de envio dos insumos para cada município, e após a chegada dos insumos será feita uma agenda para a implantação das unidades.
“Já o Idam ficará com a capacitação dos produtores sobre beneficiamento, a ser realizada quando as unidades forem implantadas, o que está previsto para o início do período de chuvas”, concluiu Suzamar.
URT – A Unidade de Referência Tecnológica (URT) é um modelo físico de sistema de produção, implantado em área pública ou privada, normalmente em fazendas de referência, visando a validação, demonstração e transferência das tecnologias geradas, adaptadas e/ou recomendadas pelo Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), considerando as peculiaridades de cada região.
FOTOS: Divulgação/Idam