Manaus – Os registros de roubos a ônibus do transporte público, em Manaus, apresentaram queda, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), divulgados nesta quinta-feira (22), pelo segundo mês consecutivo. De janeiro até maio, os dados dizem que ocorrências deste tipo de crime tiveram teve uma redução de 8% em comparação com período igual a do ano passado.
De acordo com a secretaria, a redução de ocorrências é resultado do reforço da operação Catraca, da Polícia Militar do Amazonas. Mais de 6,7 mil abordagens a ônibus do transporte público, alternativo e executivo foram realizadas pelas guarnições policiais ao longo do ano, como medida de prevenção à criminalidade.
Em maio, a capital registrou 102 ocorrências de roubos a ônibus do transporte coletivo. No mesmo mês, em 2020, a cidade teve 121 notificações pelo crime formalizadas nos Distritos Integrados de Polícia Civil, por meio de Boletins de Ocorrência (BOs).
De acordo com a PM, mais de 126 mil pessoas foram abordadas durante as ações da operação Catraca, em Manaus. Ao todo, as ações policiais para combater os crimes no transporte de passageiros vistoriaram 4.446 ônibus coletivo, 966 micro-ônibus (alternativos e executivos) e 1.325 rotas que fazem transporte de trabalhadores para empresas do Polo Industrial de Manaus.
Os casos de roubos em ônibus devem ser registrados em BO. Com essa medida, o cidadão pode acompanhar e cobrar o andamento de investigações. Isso também é importante para que o sistema de segurança possa definir estratégias para combater e prevenir o crime, a partir do mapeamento de ocorrências.
Para registrar BO, o cidadão pode acessar a página da Delegacia Virtual da Polícia Civil do Amazonas, no endereço https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.
Denúncias podem ser realizadas, de forma anônima, pelo telefone 181, o disque-denúncia oficial da SSP-AM. As ligações são gratuitas e o serviço funciona 24 horas por dia. Para situações emergenciais, o cidadão deve ligar para o 190.
*Com informações de D24am