Portal Uno Midias
Tecnologia

Sedecti encerra ‘Semana de Ciência e Arte na Amazônia’ em Novo Airão

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), encerrou, nesta terça-feira (12/10), uma programação no município de Novo Airão (distante a 115 quilômetros de Manaus) como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento recebeu o nome de “Semana de Ciência e Arte na Amazônia” e contou com diversas atividades e parceiros locais.

Toda a programação foi coordenada pela Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia (Secti) e teve como finalidade promover a Ciência e Tecnologia voltada ao uso sustentável e conservação da sociobiodiversidade, além de chamar a atenção sobre temas relacionados à emergência climática, entre outros.

Dentre as atividades realizadas estiveram a reinauguração do Interativo Mosaico na Fundação Vitória Amazônica (FVA), visitação de alunos de escolas municipais à Fundação Almerinda Malaquias (FAM), visitação ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), visitação ao projeto “Rios On-line” e outras.

Uma das principais atividades que movimentou Novo Airão foi a coleta de material reciclável pelas agremiações culturais locais. A competição teve como objetivo premiar a agremiação que mobilizasse a maior quantidade de recicláveis que foi pesada pela Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Novo Airão (Coopcamare). A agremiação campeã foi a Peixe-Boi Jaú, que recebeu um notebook e uma impressora como prêmios.

A premiação foi uma doação do grupo Bemol, um dos parceiros do evento, que desenvolve ações de sustentabilidade no Amazonas. Além da agremiação Peixe-boi, também foram premiadas com notebook e uma impressora a Coopcamare; e com um notebook, a Escola Municipal Violeta.

Os principais parceiros do evento foram: ICMBio, Bemol, Cervejaria Sarapó, Hotel Mirante do Gavião, Fundação Almerinda Malaquias (FAM), Fundação Vitória Amazônica (FVA), Rios On-line, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos, Coopcamare, Descarte Correto e Prefeitura Municipal de Novo Airão por meio das Secretaria Municipais de Indústria, Comércio e Turismo; de Educação; de Cultura e a do Meio Ambiente.

O evento também teve como propósito promover as diversas inteligências da Amazônia presentes nos municípios que não necessariamente precisam estar nas instituições de pesquisa para serem desenvolvidas e devem ser difundidas entre a população local.  

Com a iniciativa, a Sedecti incentiva que os municípios do interior invistam mais em políticas públicas para o segmento de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), a exemplo de Tefé, que foi o primeiro município do interior a criar uma Secretaria Municipal específica para a área, e que já colhe os frutos com parcerias estratégicas.

FOTOS: Divulgação/Sedecti

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Wilson Lima anuncia mais de R$ 60 milhões para Ciência, Tecnologia e Inovação no Amazonas

Redação Am

Sedecti reúne com órgãos do Estado para alinhar projetos do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia

Redação Am

Moraes pede novos documentos para comprovar reativação do X no país

Redação