Portal Uno Midias
Manaus

Quem recebeu 1ª dose fora de Manaus só pode completar imunização se estiver na faixa etária permitida

Pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em outra cidade, estado ou país só poderão completar o esquema vacinal se estiveremna faixa etária alcançada pela imunização em Manaus. Atualmente, a vacina só está disponível para pessoas a partir de 24 anos. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde da capital (Semsa).

Segundo a Semsa, quem tiver recebido a primeira dose em outra localidade, se estiver dentro dos grupos em atendimento, poderá tomar a segunda dose em Manaus. Para isso, basta procurar um dos pontos de vacinação espalhados pela cidade.

G1 questionou quais documentos a pessoa que tomou o imunizante em outro local precisa apresentar, como algum comprovante ou justificativa de viagem. E o órgão explicou que, para garantir o complemento do esquema vacinal, é necessário somente que a pessoa leve o cartão de vacinação e apresente no momento do atendimento.

Caso a pessoa tenha tomado a primeira dose da vacina em outro país, no qual a segunda dose seja aplicada em um intervalo de tempo menor que no Brasil, é necessário abrir uma manifestação junto à Ouvidoria Municipal do SUS por meio dos telefones: 98842-6803 ou 0800-092-1603 ou também pelo email: ouvidoria.sus@pmm.am.gov.br.

Já em relação à vacinação de adolescentes abaixo de 18 anos, a Semsa também explicou que segue o preconizado pelo Ministério da Saúde, que é a imunização a partir dos 18. No entanto, a faixa etária ainda não está sendo contemplada na cidade.

Desde a segunda-feira (5), pessoas a partir de 24 anos. Além da nova faixa etária, a Secretaria segue vacinando gestantes e puérperas, e os trabalhadores das Forças Armadas e de segurança e salvamento (cujos nomes estejam nas listas oficiais encaminhadas à Semsa). Para receber a vacina, é necessário apresentar:

  • documento de identificação com foto;
  • CPF;
  • comprovante de residência, original e cópia.

Os militares precisam apresentar a identidade militar e o CPF. As gestantes, além de identidade e CPF, precisam levar um documento que comprove a gravidez, sendo aceito exame de sangue, ultrassonografia ou caderneta da gestante. As mulheres que deram à luz a até 45 dias, que são as puérperas, devem levar declaração de nascido vivo ou certidão de nascimento da criança.

A população deve fazer o cadastro no sistema Imuniza Manaus para facilitar o atendimento nos pontos de vacinação. O cadastro não é obrigatório, mas permite agendar o usuário para o local mais próximo e com uma distribuição adequada à capacidade de atendimento em cada local.

Pontos de vacinação que vão funcionar de 9h às 16h

  • Shopping Phelippe Daou, Avenida Camapuã, 2.939, Jorge Teixeira (Apenas para pedestres)
  • Parque Municipal do Idoso (PMI), rua Rio Mar, 1.324, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul (Apenas para pedestres)
  • Studio 5 Centro de Convenções, Avenida General Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.555, Distrito Industrial 1 (Apenas para pedestres)
  • Clube do Trabalhador do Sesi/AM, Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1 (Para pedestre e drive-thru)
  • Centro de Convenções (sambódromo), Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro (Apenas drive-thru)
  • Centro de Convenções Vasco Vasques, Avenida Constantino Nery, 5.001, Flores (Apenas para pedestres)
  • Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, rua Gandu, 119, Cidade Nova(Apenas para pedestres)

*Com informações de G1 Amazonas

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Incêndio atinge empresa de refrigeração em Manaus

João Alves

Avô de adolescente desaparecido em igarapé de Manaus afirma que neto sabe nadar

Redação

Moradores das zonas leste e oeste comemoram chegada do Asfalta Manaus

João Alves