Portal Uno Midias
Politica

Flávio Dino quer enquadrar facções criminosas como terroristas

O ministro da Justiça, Flávio Dino, defendeu nesta quinta-feira (26) alterações na legislação para poder enquadrar facções criminosas como terroristas. O posicionamento foi feito em sua participação no congresso da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) sobre prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

O ministro entende que ao ¨alargar¨ a definição de terrorismo, enquadrando as facções criminosas, o Estado vai poder lançar mão de mecanismos mais rigorosos que permitam combater esses grupos financeiramente.  Segundo o ministro, neste ano a Polícia Federal (PF) já conseguiu bloquear R$3 bilhões em ativos de organizações criminosas.

“Quando falamos de terrorismo, lembramos sempre de organizações globais articuladas com a disputa geopolítica por água, energia, território, e que atuariam, inclusive, no Brasil. Mas temos que voltar nosso olhar também para um aspecto que, lato sensu, classifico como terrorismo. Um domínio do território, como milícias e facções que se estabeleceram no Rio de Janeiro, é ou não é, materialmente falando, ato de terrorismo?”, disse Dino.

A fala do ministro se dá ainda no calor dos acontecimentos recentes, quando milicianos do Rio de Janeiro atearam fogo em dezenas de ônibus, criando grande transtorno e prejuízo.

Ao defender uma maior integração das equipes de inteligência da PF, do Ministério da Justiça e das polícias civis nos estados, Dino relatou a constituição da rede nacional de recuperação de ativos, a Rede Recupera, que está sendo construída no âmbito da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla).

Fonte: https://portalnorte.com.br/dino-quer-enquadrar-milicianos-como-terroristas/Foto: Lula Marques/Agência Brasil

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Amazonastur discute políticas públicas nacionais para pesca esportiva, em Brasília

Redação Am

Em primeiro debate após início das campanhas nas ruas, Capitão Alberto Neto promete reduzir IPTU em Manaus

Redação

Adjuto Afonso destaca expansão da Bemol Farma e TV Lar gerando emprego no interior do Amazonas

Jamil Maciel