Portal Uno Midias
Amazonas

Wilson Lima recebe viaturas de Bolsonaro para reforçar o combate à criminalidade na região de fronteira

O governador do Amazonas, Wilson Lima, recebeu, do presidente da República, Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira (25/11), viaturas caracterizadas que vão fortalecer o trabalho de policiais que atuam no Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (VIGIA). As entregas foram realizadas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para 12 estados e para a Polícia Federal. A solenidade foi em Brasília, na sede do ministério.

“Levando em consideração que a gente faz fronteira com a Colômbia e com o Peru, e há uma importante rota do tráfico de drogas no Solimões, isso se soma ao esforço que já é feito pelo Estado. E dentre as ações que a gente tem em parceria com o Governo Federal, destaca-se a Base Arpão. Vamos conseguir aumentar esse nosso poderio, essa nossa estrutura, para combater o tráfico de drogas”, disse Wilson Lima.

Ao todo, o ministério entregou 230 viaturas aos estados. Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, o programa VIGIA tem repassado aos estados, além de viaturas, óculos de visão noturna, capacetes, placas de proteção balística, kits de atendimento pré-hospitalar tático e binóculos que utilizam tecnologia térmica avançada. Um total de 2 mil itens.

“Combater a criminalidade organizada é uma tarefa que exige inúmeras frentes de trabalho coordenadas. A ação em nossas fronteiras e divisas é crucial para impedir que o Brasil seja via fácil para o tráfico internacional de drogas, o contrabando, o tráfico de pessoas e demais crimes”, disse Anderson Torres, durante discurso.

Garimpos –  Wilson Lima também conversou com o ministro da Justiça sobre a presença irregular de garimpeiros na região do Rio Madeira, próximo ao município amazonense de Autazes. Embora a competência de atuação na área seja federal, o Governo do Estado está à disposição para atuar em parceria com os demais órgãos

“Essa é uma situação que nos preocupa. Já tem um efetivo mobilizado por parte do Governo do Estado. Nossas forças de segurança já estão à disposição, assim como agentes do nosso Ipaam, que é o nosso Instituto de Proteção Ambiental. O ministro me falou que juntamente com (o ministério da) Defesa estão planejando uma estratégia”, disse o governador.

FOTOS: Diego Peres/Secom

RELACIONADOS

Projeto aprovado de Adjuto Afonso exige transparência na isenção de IPVA a vítimas de roubo de veículos

Jamil Maciel

Governador Wilson Lima anuncia novo mutirão ‘Vacina Amazonas’, em Manaus, para população acima de 30 anos

Redação Am

Sema Amazonas oferece capacitação de geoprocessamento em Presidente Figueiredo

Redação Am