Portal Uno Midias
Amazonas

Wilson Lima discute parceria entre UEA e Universidade do Colorado na área de desenvolvimento sustentável

O governador do Amazonas, Wilson Lima, esteve reunido, nesta segunda-feira (16/05), com a diretora de projetos da Universidade do Colorado, Colleen Lyons, e o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), André Zogahib, para alinhar tratativas de parceria entre as instituições, com troca de experiências sobre desenvolvimento sustentável.

Também participaram da reunião o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira; 10 alunos da Universidade do Colorado e 10 alunos da UEA; além de cinco professores também da Universidade do Estado do Amazonas.

“Esse encontro é resultado dessa construção que a gente vem fazendo, dessas nossas lutas pelas questões da Amazônia. Fico muito feliz porque aqui a gente tem uma massa pensante muito significativa, que vai ser importante na replicação desse conhecimento, tanto quem é do Brasil, como quem veio dos Estados Unidos e está tendo a oportunidade de entender um pouco sobre a Amazônia”, destacou o governador.

Colleen Lyons, que também é líder de projetos da Força-Tarefa de Governadores para Clima e Florestas (GCF Task Force), destacou a importância da parceria entre as universidades para os acadêmicos.

“A parceria é baseada na ideia de desenvolvimento sustentável e como pode ocorrer um intercâmbio entres alunos do Colorado e da UEA para melhor entendimento das realidades. Vai ser fundamental para pensar sobre educação e internacionalização de um futuro. A gente precisa fazer isso junto”, afirmou.

Segundo o reitor da UEA, André Zogahib, a política de integração conduzida pela universidade é fundamental para o processo de desenvolvimento do ensino, pois proporciona o intercâmbio de ideias e experiências.

“A troca de conhecimento é muito importante para que possamos desenvolver pesquisas eficientes sobre a Amazônia, que serão de fato aplicadas, além de podermos mostrar para pesquisadores de outros países o que tem sido feito na nossa região”, ressaltou o reitor.

Rede Bionorte – Os alunos cursam um componente curricular do programa Rede Bionorte, que envolve uma equipe de pesquisadores que dá suporte técnico e científico ao grupo de governadores da Amazônia, no que diz respeito às mudanças climáticas.

A Rede Bionorte congrega instituições da Amazônia Legal com o intuito de acelerar a formação de recursos humanos e de integrar competências para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação, com foco na biodiversidade e biotecnologia.

A proposta é, também, gerar conhecimentos, processos e produtos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.

A rede foi instituída no âmbito do Ministério da Ciência e Tecnologia, com o objetivo é trabalhar em duas frentes: ampliar o conhecimento da biodiversidade da Amazônia desenvolvendo processos e produtos biotecnológicos e formar recursos humanos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.

Para a formação de recursos humanos está sendo criado um programa de pós-graduação em nível de doutorado, com a participação de instituições de todos os estados da Amazônia Legal.

*SECOM/Fotos: Divulgação Secom

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Operação ‘Contrapartida’ prende servidor da Receita Federal no Amapá

João Alves

Governador Wilson Lima anuncia chamamento de 71 aprovados do cadastro reserva em concurso do Idam

Redação Am

Governador Wilson Lima lança edital inédito para projetos geradores de crédito de carbono em Unidades de Conservação

Redação Am