Portal Uno Midias
Amazonas

Wilson Lima destaca que hospital Francisca Mendes zerou a fila de cirurgias cardíacas pediátricas

Governador do Amazonas entregou à Fundação Cecon, nesta segunda-feira, moderno equipamento para diagnóstico precoce de câncer

O governador Wilson Lima destacou, nesta segunda-feira (17/04), que o Amazonas zerou a fila para cirurgias cardíacas pediátricas no Hospital Francisca Mendes, localizado na zona norte de Manaus e que é referência em atendimento de cardiopatias. Ele reforçou que o prazo médio para a realização desse procedimento em crianças e adolescentes agora é de 15 dias, após realizados os exames.

“É um tempo recorde. Nem no plano de saúde você consegue isso porque no plano de saúde você leva de 15 a 20 dias só para autorizarem a cirurgia. No hospital Francisca Mendes, a criança que chega necessitando de um procedimento desse, de uma cirurgia, em 15 dias a gente realiza todos os procedimentos de pré-operatório e em 15 dias ela já é operada”, disse Wilson Lima.

O governador ressaltou o resultado após entregar, também nesta segunda-feira, um novo e moderno equipamento endoscópico à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). O aparelho permite diagnosticar o câncer do trato digestivo de forma precoce, além detectar as lesões precursoras, antes que evoluam para um câncer.

Além do governador, estiveram presentes na Fundação Cecon o deputado federal Amon Mandel; os deputados estaduais Delegado Péricles e Roberto Cidade, presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas. Também participaram do evento o secretário de Estado da Saúde, Anoar Samad; o diretor da Fundação Cecon, mastologista Gerson Mourão; e a médica ginecologista e gerente do serviço de Ginecologia da FCecon, Mônica Bandeira.

“Esse é um aparelho de última geração, todo digital e que também possibilita pequenos procedimentos. É um avanço muito grande; desconheço qualquer hospital particular aqui na região que tenha um equipamento como esse. E a Saúde não para, estamos sempre trabalhando e o governador Wilson Lima, com seu dinamismo, consegue cada dia mais melhorar o atendimento da população”, ressaltou o secretário Anoar Samad.

Em meados de março, o governador Wilson Lima entregou a ampliação da capacidade instalada da FCecon para realização de cirurgias, que agora possui nove salas, e de quimioterapia, cuja capacidade de atendimento passou de 90 pacientes por dia para 160, um aumento de quase 100%. Foram incorporados ainda ao quadro de funcionários 12 enfermeiros e 31 técnicos de enfermagem.

Funcionamento

A FCecon é o primeiro hospital do Governo do Amazonas, gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a oferecer exames com equipamento entregue hoje e que foi adquirido com recursos de emenda parlamentar do deputado Delegado Péricles, da ordem de R$ 1 milhão. O aparelho será utilizado em pacientes já em tratamento de outros tipos de câncer e que tenham indicação médica para o exame.

O equipamento endoscópico possui a tecnologia de alta definição com Magnificação e Cromoendoscopia, que são recursos que melhoram a visualização da superfície das lesões suspeitas, possibilitando a ressecção pela endoscopia. Com o aparelho, é possível remover lesões malignas em fase inicial e pré-malignas durante os exames de endoscopia digestiva alta (pela boca) e colonoscopia (pelo reto).

A utilização do equipamento endoscópico possibilita o diagnóstico precoce dos cânceres de esôfago, estômago, intestino grosso (cólon) e reto, e tem como resultado principal a diminuição na mortalidade e melhoria da qualidade de vida do paciente. Além disso, reduz o gasto de recursos financeiros com a realização de cirurgias mais complexas, gerando economia para o estado.

Casos de câncer

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Amazonas deve registrar 300 casos de câncer colorretal no ano de 2023. A doença é a quarta mais incidente em homens e a terceira em mulheres no Estado. Já para o câncer de estômago são estimados 440 casos neste ano. A doença é a segunda mais comum nos homens e uma das cinco mais comuns em mulheres amazonenses.

Outras melhorias 

Em 2022, o Centro Cirúrgico da FCecon e a Central de Material Esterilizado (CME) foram revitalizados com um investimento de mais de R$ 6,4 milhões. Para este ano, estão em obras avançadas o Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), que funcionará anexo à FCecon e será um hospital exclusivo para o tratamento das lesões pré-malignas no colo do útero, que são causadas por inflamações persistentes de tipos oncogênicos do Papilomavírus Humano (HPV).
Fotos: Diego Peres / Secom

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Em discurso de posse, nova defensora pública do Amazonas emociona público na Assembleia

Jamil Maciel

Municípios do Amazonas recebem atividades de educação ambiental

Redação Am

Após investigação, Adaf descarta suspeita de praga HLB em plantas de citros no Amazonas

Redação Am