Portal Uno Midias
Amazonas

Wilson Lima acompanha retomada das obras dos anéis viários Sul e Leste

O governador do Amazonas, Wilson Lima, nesta terça-feira (24/05), acompanhou a retomada das obras do Anel Sul e Anel Leste, que são os maiores projetos de mobilidade urbana da cidade de Manaus. Os serviços são coordenados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e da Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), e a retomada dos trabalhos ocorre com o fim do período chuvoso.

A paralisação forçada é para evitar o desperdício de materiais e, consequentemente, de recursos públicos. Para cada dia de chuva, obras desse porte ficam dois dias paralisadas.

Com 27 quilômetros, os anéis Viários Leste e Sul interligarão as zonas norte, leste e centro-sul de Manaus. As obras proporcionaram maior fluidez no tráfego, encurtarão a distância entre as zonas da cidade, evitarão congestionamentos e reduzirão o tempo de transporte.

“Com o início do período de estiagem a gente está retomando as nossas obras. Nós temos obras importantes desse conjunto de intervenções na cidade de Manaus, temos o Anel Sul, aquele trecho que faz a ligação entre a ponte do Tarumã até o Sivam. Temos esse trecho, que é o Anel Leste, ele é fundamental principalmente para o escoamento das carretas do Distrito Industrial e também para quem acessa a zona norte da capital”, explicou o governador.

O projeto do Anel Leste está mais de 20% executado. Já houve a construção de cinco pontes, três passagens de fauna e sete galerias. Também nesta terça-feira, o governador autorizou o início do pagamento de indenizações a 93 proprietários de imóveis que serão desapropriados na área de construção do anel viário. Os investimentos são de R$ 12,5 milhões. Com as desapropriações será dada continuidade a outras fases importantes da obra.

“Nós estamos trabalhando para que nesse ano a gente pavimente pelo menos oito quilômetros e já faça a interligação entre esses dois pontos (Distrito e zona norte). Isso vai facilitar muito o trânsito, vai dar mais tranquilidade para quem trafega e também para os condutores que passam pelo V8, pela General Rodrigo Otávio, pelo Centro de Manaus. O objetivo é desafogar o trânsito”, completou Wilson Lima.

“Estamos aqui na fase de terraplanagem, e no início do mês de junho vamos entrar com as camadas de pavimentação, para que em 30, 45 dias nós já comecemos a fazer a capa asfáltica”, garantiu Carlos Henrique Lima, secretário de Infraestrutura.

O contrato do Anel Leste foi assinado em 2013, mas o projeto ficou paralisado por cerca de cinco anos, tendo iniciado em 2019 por determinação do governador Wilson Lima.

Anel Sul

O projeto contempla a duplicação de 8,7 quilômetros da Estrada do Tarumã, dos quais 3,5 já foram pavimentados e sinalizados. O Anel Sul inicia no Viaduto Lydia da Eira Corrêa e termina na avenida Santos Dumont. A obra apresenta 67% de execução.

O complexo viário Lydia da Eira Corrêa foi concluído em dezembro de 2020. Ele é o maior e mais completo viaduto já construído no Amazonas com 230 mil m², situado no entroncamento da estrada do Tarumã com a avenida Torquato Tapajós e a avenida Arquiteto José Henriques.

O viaduto possui passagem de nível e pistas de rolamento adequadas para o tráfego atual e futuro, além de quatro alças externas e quatro alças internas, formando um trevo de oito alças, o que faz o trânsito fluir para todos os lados, sem interferências de sinais.

FOTOS: Bruno Zanardo/Secom

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Governo do Amazonas investe mais de 1,8 milhão em pesquisas em dois editais exclusivos para cientistas mulheres

Redação

Sine Amazonas divulga 133 vagas de emprego em diversas áreas para esta quarta-feira (15/02)

Redação Am

Amazonas adere à campanha global para conscientização e combate à hanseníase

Redação Am