Cidade

Webconferência promovida pela prefeitura discute aconselhamento genético em caso de Traço Falciforme

O aconselhamento genético em caso de Traço Falciforme ganha o centro dos debates na webconferência “Diálogos na Atenção Primária à Saúde” desta quarta-feira, dia 22/12, a partir das 15h. O evento, promovido pela Prefeitura de Manaus, será transmitido pela plataforma Google Meet aos servidores municipais de saúde.

O “Diálogos na APS” terá a participação das representantes dos núcleos de Saúde dos Grupos Especiais (Nusge), Georgina Sarkis, e de Saúde da Mulher, Gerda Costa, da Semsa, e contará com a contribuição do coordenador do programa de Anemia Falciforme da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), Evilásio Cardoso, que é mestre em Ciência Aplicada em Hematologia.

Quando a pessoa herda de um dos pais os genes causadores da Anemia Falciforme, porém não manifesta os sintomas da doença, ela tem o chamado “Traço Falciforme”. Neste caso, os profissionais de saúde precisam ter subsídios para informar e orientar o paciente, uma vez que este usuário pode transferir esses genes aos seus descendentes, que podem contrair a Anemia Falciforme, condição que pode comprometer seu desenvolvimento. 

A doença falciforme afeta significativamente a população negra, comprometendo a qualidade de vida de seus portadores. Em Manaus, a linha de cuidados direcionados a esse segmento é coordenada pelo Núcleo de Saúde dos Grupos Especiais (Nusge), que trabalha em articulação com a Gerência da Rede Cegonha e o Núcleo de Saúde da Mulher da Semsa. A parceria visa ampliar e qualificar os serviços de saúde a este segmento populacional.

A webconferência dessa quarta-feira abordará os procedimentos e orientações a serem adotados quando uma gestante é identificada como portadora de traço falciforme, bem como as condutas a serem seguidas pelo parceiro e demais ações que fazem parte do Aconselhamento Genético, que tem o objetivo de apoiar os pais sobre a relação entre hereditariedade e reprodutividade.

O aconselhamento vinha sendo realizado pela Fundação Hemocentro do Amazonas, mas para ampliar o acesso, o serviço está sendo gradativamente descentralizado para a Atenção Primária à Saúde (APS).

CONTEÚDOS PATROCINADOS

RELACIONADOS

Prefeitura notifica 20 caminhões por infração de trânsito na zona Centro-Sul de Manaus

Redação Am

Prefeitura de Manaus encerra ‘Maio Amarelo’ com curso voltado aos agentes de trânsito

Redação Am

Prefeitura de Manaus realiza evento em alusão ao ‘Setembro Amarelo’ para servidores da Semed

Redação Am
Sair da versão mobile